3 referências de Moradia Estudantil

A apresentação do meu Trabalho de Conclusão de curso é daqui há alguns dias e eu estou praticamente vivendo só isso. Minha pesquisa e minhas referências têm sido lidas repetidas vezes para dar tudo certo na hora da apresentação. O tema central do meu trabalho é a moradia estudantil e para isso obviamente eu saí em busca de muitas referências.

Separei aqui algumas delas que me ajudaram no processo.

Residência de Estudantes da Universidade de Coimbra

Esse projeto faz uso de tipologias de apartamentos semicoletivos e corredor linear que comporta 254 camas numa área de 5300m2, dividida em 4 pisos. O módulo de dormir mede 2,55mx5,80m em unidades habitacionais agrupadas em conjuntos de 6, 8 ou 12 quartos associados. Através da repetição modular, o edifício é absolutamente simétrico a partir do corredor central. Isso permite a orientação das unidades residenciais aproveitando a melhor disposição de luz nos diferentes pisos e posições.

Moradia Estudantil Olympia Place

Esse projeto é legal porque foge da simetria misturando 73 unidades que vão desde estúdios a apartamentos semicoletivos de quatro quartos, vários espaços comuns de socialização e colaboração. A massa da estrutura é dispersada em um jogo de volumes se integrando ao ambiente natural e formando espaços de encontro informais também ao ar livre. 

 

Moradia Estudantil da Universidade de Chicago

 

Este projeto fica em Londres e oferece espaços sociais e experiências que melhoram o campus e a vida acadêmica dos alunos integrando o campus com o Hyde Park e comunidades vizinhas. A edificação tem residências estudantis, restaurantes, lanchonetes, serviços, comércio e espaços livres. A implantação acomoda quatro edifícios entre praças, jardins, passarelas e pátios que formam espaços livres semiprivados para estudantes e vizinhos.

A volumetria mais alta se ajusta com outras construções do campus enquanto as outras estruturas estão em sintonia com o bairro residencial ao longo da avenida universitária.  O edifício fomenta a interação e a colaboração entre estudantes de diferentes através de centros que oferecem espaços distintos par estudar, ver filmes, cozinhar e se divertir de forma coletiva ou individual. 

A pesquisa envolveu muito mais do que projetos de referências, cada escolha foi pesquisada e justificada. Outra hora eu volto para falar dela e de como as moradias estudantis podem ser importantes no processo de aprendizagem e vivência com a cidade.

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *