4 Pontes Pedonais para usar como inspiração
Não é incomum ver pedestres e ciclistas tendo que combater o tráfego de veículos para ir e vir. Acontece que a sustentabilidade não é motorizada e incentivar o trânsito seguro de pedestres e ciclistas deve ser a missão de todo arquiteto e urbanista. As mudanças não são para já, mas buscar referências para aplicar em nossos projetos é uma das atitudes que podemos tomar de imediato. Por isso separei alguns dos projetos de pontes pedonais que acho legais para aumentar o nosso acervo.
Ponte sobre a Segunda Circular.
A Segunda Circular é uma via urbana rápida de Lisboa, uma das que possui maior densidade de tráfego em todo o país. A ponte evita que pedestres e ciclistas precisem enfrentar o trânsito intenso através de uma estrutura de aço que chama atenção pela cor e formato, que foram inspirados nos caminhos das fazendas que estavam por ali há anos atrás.
Ponte Pedro e Inês
Essa aqui também é portuguesa, mas fica em Coimbra. Leva esse nome por causa de uma história de amor trágica que faz parte da cultura popular local e está lindamente pousada sobre o rio Mondego. São 275m de extensão com essas transparências que causam efeitos lindos a qualquer hora do dia.
Pontão para o Mont-Saint-Michel
Esse projeto é muito bacana, porque une o continente a uma ilha quase toda tombada pela UNESCO, na França. Lá a variação da maré é grande, transformando bastante a paisagem. E ainda assim a ponte está perfeitamente confortável esteticamente, inclusive com o patrimônio histórico.
Melkwegbridge
Essa ponte que fica na Holanda une o centro histórico da cidade ao crescente centro urbano. Ela divide pedestres e ciclistas através de dois níveis e assim acaba transformando a paisagem e permitindo uma vista muita massa dos dois centros lá de cima.
Das soluções mais simples às mais sofisticadas, usando pontes ou vias exclusivas. O que importa é pensar que é possível e preciso deixar veículos automotivos um pouco de lado quando o assunto é mobilidade.