Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Acabei de terminar o curso de Arquitetura e Urbanismo e desde a metade que me inquieto com o fato de que nessa área a inegável maioria é feminina. Então porque os arquitetos mais conhecidos são homens?! Através dessa pergunta achei respostas em trabalhos como Arquitetas Invisíveis e Arquitetas e Arquiteturas na América Latina do Século XX. A partir daí passei a prestar mais atenção em arquitetas que não estão sempre nos portais e não são usadas como referência por estudantes no mundo. Uma delas é a italiana Benedetta Tagliabue.
Benedetta (amei esse nome!), tem trabalhos super bem resolvidos que encantam a primeira vista e fogem do óbvio, algo que quero muito fazer quando for a minha vez.A arquiteta vive e trabalha em Barcelona e tem a minha idade só de profissão, com um currículo invejável e alguns prêmios. A sessão de projetos do seu escritório é enorme! Fucei tudo e foi complicado escolher só alguns para mostrar, mas a internet é linda porque a gente sempre pode clicar e ir lá ver tudo.
Um projeto que eu gosto muito é o retrofit do Mercado Santa Caterina, em Barcelona, cujo projeto foi feito em parceria com Enric Miralles. A estrutura original do lugar é de 1845, quando ainda era um convento e após um incêndio, em 1848, transformou-se no primeiro mercado da cidade. Pra quê construir um mercado novo se é possível transformar o antigo e manter sua relevância histórica e social?!
As paredes de alvenaria branca com aberturas em arco nas três das fachadas foram mantidas. A quarta fachada foi reinventada em forma de uma praça rodeada de edifícios de habitação social, o que torna o prédio importante do ponto de vista urbanístico. Misturou-se a tradição espanhola com um design moderno, e criou-se uma nova vida ao lugar, impulsionando a economia e a culinária local.
Outro projeto que eu achei bem legal foi o Diagonal Mar Park, também em parceria com Enric Miralles, que foi planejado para estabelecer a interação entre a cidade e a praia além de ter sido fomentador de transformações urbanas da costa norte de Barcelona.
O parque é pensado em torno de um grande lago central, com vegetação densa e gigantescos tobogãs que dão sensações visuais bem bacanas quando brinca com as relações de escala. A vegetação é caracterizada pela presença da água e se torna mais densa e alta à medida que se aproxima das ruas adjacentes. O mais legal, é que ela transformou o que era antes uma área historicamente degradada, para revitalizar e se tornar em algo orgânico e visualmente agradável.
Busco sempre figuras femininas para me inspirar profissionalmente, e a Benedetta Tagliabue é só uma das arquitetas que me servem de referência. A ideia é trazer cada vez mulheres fodas que nem sempre são citadas no nosso cotidiano como estudantes ou profissionais. Se forem referências locais melhor ainda. Então fica o convite para quem quiser colaborar e mostrar alguma ArquitetA que te sirva de espelho.
Average Rating