Arquitetura Enxaimel História da Arquitetura Brasileira
A arquitetura enxaimel é uma adaptação da arquitetura europeia trazida como herança dos imigrantes coloniais alemães ao estado de Santa Catarina por volta do século XIX.
Esta técnica construtiva simples e adaptada, apropriou-se dos recursos naturais disponíveis na região, como estruturas de madeira encaixadas e seus vãos preenchidos com adobe ou taipa. Com o passar do tempo, as fachadas foram recebendo adornos e elementos decorativos marcantes.
Como muitas cidades no século XX, as cidades catarinenses também passaram pela modernização arquitetônica e infelizmente os imóveis em enxaimel sofreram várias alterações, já que, uma propriedade com estas características passou a indicar um sinal de pobreza pela sociedade. Desta forma, os imóveis em enxaimel apresentaram diversas intervenções externas nas fachadas com a aplicação de argamassas e revestimentos.
Apesar desta transformação, a cidade de Pomerode-SC, conseguiu preservar boa parte de sua arquitetura enxaimel e hoje detém um dos maiores conjuntos de edificações deste tipo do Estado. Cerca de 11 edificações em enxaimel são tombadas pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico) e ainda existem outros 211 imóveis tombados nos níveis estadual e municipal. Estes registros estão gradativamente aumentando devido a importantes parcerias entre universidades e instituições de patrimônio.
Muitos dos imóveis encontram-se em ótima conservação e ocupados pelos descendentes de famílias alemãs, mantendo a paisagem arquitetônica rural típica do estado de Santa Catarina.
Olá seu texto está cheio de erros…
O enxaimel não foi adaptado . São as mesmas casas que eram construídas no século 19 na baixa saxônia (na Alemanha) .
Não é uma construção simples. Pelo contrário …. é a mais complexa do mundo, pois todas as madeiras são encaixadas. É a única técnica que possui a característica de recomposição, é pré-fabricada e segundo normas técnicas seculares.
“sinal de pobreza” … de onde saiu essa??? Se todas as cidades turísticas (Gramado, Canela, Blumenau etc) apelam para o enxaimel (mesmo o falso) para atrair turistas de alta classe.
Oi Paulo!
Aqui no Batente a gente trabalha com matérias colaborativas. Se você quiser fazer um texto explicando melhor tudo isso que pôs aqui ficaremos muito felizes em receber. 🙂
As instruções estão nesse link
https://projetobatente.com.br/manual/