Como escolher um bom notebook para arquitetura
Se você já passou raiva por que o seu computador estava demorando demais para ligar, abrir os programas ou renderizar, deu tela azul do nada e te deu uma vontade imensa de SOCAR ESTE DJABO ATÉ ELE SAIR DA TELA TRAVADA… Bom, temos duas notícias…
- Você não está sozinh@ nesse mundão!
- Esse artigo é para você!
O computador é atualmente nossa principal ferramenta de trabalho. Nele que conseguimos produzir plantas técnicas, imagens renderizadas, fazer apresentações e tantas outras coisas da nossa prática profissional. Para isso precisamos de uma máquina minimamente adequada para todos os softwares que utilizamos poderem funcionar bem, sem nos dar dor de cabeça.
Aqui precisamos destacar alguns pontos:
- Uma boa máquina (notebook ou computador de mesa) não é sinônimo de um bom projeto ou renderização. O que importa é a mente que está na frente da tela e o domínio das ferramentas e processo executivo do trabalho.
- Se a sua máquina não possui especificações TOP de Linha, não quer dizer que você não vá fazer trabalhos incríveis (vide item 1), mas, infelizmente, você estará mais suscetível a travamentos, demoras e consequentemente estresses e uns cabelos a menos. Mesmo otimizando nossos processos, a sua máquina vai ter uma limitação e não temos como fugir desse ponto.
Agora vou pedir para você fechar os olhos… Respirar fundo…e lembrar do vendedor daquela loja onde adquiriu seu computador…que ele disse que ia dar tudo certo…que era tudo de “última geração” e não travava NEM-A-PAU…mas que na verdade ele trava é muito…e te deixa com uma raiva medonha…
Bom a verdade nua e crua é que, provavelmente, você caiu em papo de vendedor.
DESCULPA SE DÓI ESCUTAR ISSO!
Mas fica tranquil@ que aqui vamos citar pontos que são superimportantes e que você DEVE se atentar quando decidir comprar um novo computador! AH! Vamos focar em NOTEBOOKS, pois são mais usuais durante o curso de Arquitetura, ok?
Bom, de uma forma bem simplificada, sem aprofundar em termos técnicos, existem 04 partes do seu computador que merecem uma maior atenção quando você for adquirir seu computador novo:
Processador
O Processador é como o cérebro do seu computador e possui duas marcas dominantes do Mercado, a INTEL e a AMD. Sobre os processadores da Intel para NOTEBOOK temos as seguintes características:
Todo processador possui uma Linha, uma Geração, um número de modelo e um sufixo. Vamos pegar o processor I7 4900 MQ como exemplo.
I7 é a LINHA
4 é a GERAÇÃO
900 é o MODELO
MQ é o SUFIXO
Em termos práticos isso quer dizer o seguinte:
- A Linha varia atualmente entre i3, i5, i7 e i9. Quanto maior a linha, teoricamente melhor o desempenho (salvo em alguns casos que vamos falar mais a frente).
- A Geração aumenta a cada lançamento anual, ou seja, o processador i7 7500U é mais atual que o modelo I7 4 Esse primeiro número indica apenas isso, o ano de lançamento.
- O Modelo funciona por ordem crescente, quanto maior, mais nobre é a linha e teoricamente melhor o desempenho.
- O Sufixo é o item mais importante dessa lista. Ele que separa os processadores de “uso doméstico” para os de “alto desempenho. Os de uso doméstico possuem a sufixo mais comumento a letra U (ex: I7 7500U) e isso quer dizer que possuem o desempenho reduzido para que a bateria seja mais duradoura.
Os processadores Intel mais recentes de alto desempenho para de notebook possuem normalmente o Sufixo H (I7 8750H). Já os processadores para notebook da AMD possuem duas linhas. A Linha RYZEN e Linha A. A Linha A é similar aos processadores com sufixo U, ou seja, uma linha mais básica. Já os RYZEN são os processadores de alto desempenho da AMD e possuem dois modelos, o Ryzen 7, que bate de frente com os Core I7 da Intel e o Ryzen 5, que é concorrente direto dos Core i5.
Placa de Vídeo
A Placa de vídeo é responsável pelo processamento de gráficos nas tuas atividades. Aqui não vou entrar a fundo em pontos técnicos, pois a intenção desse artigo é esclarecer e não complicar, mas atualmente no mercado temos duas empresas que dominam esse ramo, a NVIDIA e a AMD (sim a mesma do processor!).
As placas da NVIDIA recebem o nome de GeForce e elas tem 02 linhas hoje em dia, a MX(antigamente essa era chamada de GT) e a RTX(antigamente essa era chamada de GTX). Assim como os processadores, as placas de vídeo possuem uma nomenclatura. Vamos pegar a placa GTX 980 como exemplo.
GTX é a LINHA
9 é a GERAÇÃO
80 é o MODELO
Em termos práticos isso quer dizer o seguinte:
- A Linha varia atualmente entre GTX e GT (atualmente foi modificado para RTX e MX) onde as GTX(RTX) possuem desempenho superior às GT(MX)
- A Geração aumenta a todo ano com um novo lançamento.
- O Modelo funciona também por ordem crescente, quanto maior o numero do modelo melhor o desempenho.
Já as placas da AMD recebem o nome de RADEON e possuem 04 linhas:
RADEON RX
RADEON 500
RADEON R7
RADEON R5
Dessas, a RX é a linha de alto desempenho e a R5 a linha mais simples e a lógica de Geração e Modelo também se aplica aqui, onde o primeiro número é referente ao lançamento e os seguintes à “potência” da placa.
Memória RAM
A memória RAM é fundamental para um bom desempenho do seu notebook. Ela seria comparável aos músculos de um corpo humano. No caso de uma modelagem 3D, por exemplo, quanto maior a capacidade de memória RAM, mais geometrias o computador aguenta sem travar.
Mas lembre-se de uma coisa: o que faz um render ser mais rápido é prioritariamente o PROCESSADOR, não a memória RAM. Ela entra como auxiliar nesse processo, não como carro-chefe. Ela, junto do processador e disco rígido, é responsável pela inicialização do computador, de programas, etc.
Disco Rígido
Aqui temos basicamente dois tipos de armazenamento, por HD ou por SSD. A por HD está aí a muito tempo e é o tipo mais comum de Disco Rígido, mas de uns tempos pra cá o SSD vem ganhando Mercado e se tornando um item indispensável para um bom desempenho.
De uma forma resumida, o SSD tem a mesma função do HD normal, mas utiliza uma tecnologia diferente que o torna bem mais rápido. Em contrapartida possui uma capacidade de armazenamento menor. Atualmente, temos SSDs de todas as capacidades nas lojas, mas isso é diretamente proporcional ao seu custo.
Para finalizar, nossas recomendações:
Pessoal, agora vocês já sabem! Quando forem comprar um notebook:
- Busquem notebooks com processor CORE I7 onde o sufixo NÃO SEJA U.
- Procurem uma Placa de Vídeo GTX modelo 60 ou superior.
- Ponham ao menos 16GB de Memória RAM.
- Sem sombra de dúvidas, invistam em um SSD!*
*Se o seu orçamento não te permitir investir em um novo computador agora, faça ao menos essa troca de um HD normal para um SSD. Você não vai se arrepender!
Se ainda ficou alguma dúvida fala com a gente no Instagram que tem ajudamos a escolher um modelo! 😊
Onde procurar notebooks: