Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
A parte ruim desse site é que só o descobri depois que já tinha saído da faculdade. Ele é fruto do Projeto de Pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico] realizado desde 2003 pela FAU-UFRJ e a FAUFBA, e é simplesmente genial! A definição de mão na roda quando se fala de história do urbanismo, sobretudo no Brasil. Pra quem ainda está estudando e tem alguma dificuldade (como eu!), o site é bem intuitivo.
A pesquisa permite quem entendamos cronologicamente os acontecimentos históricos através de uma linha do tempo que nos permite entender com mais facilidade o pensamento urbanístico através do tempo. Obviamente que ainda não consegui explorar todo o site, mas além da linha do tempo super fácil de usar separada por décadas, achei bem interessante a parte de leituras que teria me ajudado pra caramba na época do meu TCC.
Na linha do tempo está tudo bem organizado e legendado, não tem como se perder. Alguns verbetes possuem links com mais informações, como por exemplo a criação do Programa Monumenta em 2000, clicando no verbete na linha do tempo abre uma página com maiores detalhes e links sobre o assunto. Passei um tempão explorando as informações por ali. Muito massa mesmo. É um link obrigatório para todo estudante e profissional. Inciativas assim merecem ser compartilhadas!
Average Rating