DOMÓTICA – A arquitetura e automação produzindo casas inteligentes
Já imaginou comandar sua casa toda pelo celular? Acender e apagar luzes, ligar TV, abrir portas e cortinas, e irrigar as plantinhas sem nem precisar se levantar? Esses e muitos outros comandos são possíveis através da Domótica.
O termo originado da fusão entre domus(casa) e robótica se refere à uma tecnologia recente que através da automação permite a divisão de tarefas entre “a casa e o morador”. Sabe aquela sensação que os dias estão cada vez mais acelerados e que nem parece ter 24 horas? Então, esse conceito de dar vida às residências através de softwares vem exatamente para dar suporte na realização de atividades diárias que necessitam de esforço e tempo do morador, dedicação essa que passa a ser mínima com a utilização da domótica, que além de proporcionar conforto, dá ao usuário controle do que acontece em casa quando se estiver fora e aumenta a sensação de segurança.
A adaptação a esse tipo de tecnologia está cada vez mais comum e o que antes era buscado apenas para câmeras de monitoramento e “abrir e fechar” portões, hoje se torna componente de uma vida menos corrida e mais acanhada no monte de tarefas que temos que executar rotineiramente.
Sem dúvidas a tecnologia é uma grande aliada nos dias atuais e está cada vez mais ditando nossa realidade, mas não é de toda autonomia e sua praticidade não pode vir como item de “correção” de uma habitação mal projetada. Que façamos então nossa parte como arquitetos, que projetemos cada vez mais residências com qualidade e responsabilidade social, para que a parceria entre arquitetura e tecnologia seja cada vez mais genial.