Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
A jardinagem e o próprio paisagismo envolvem processos existenciais intrínsecos. Um jardim representa muito mais do que apenas um espaço físico – podemos definir como um espaço mental que nos permite ter quietude e ouvir nossos pensamentos e devaneios. No simples ato de cuidar de suas plantas, você está ao mesmo tempo cuidando do seu íntimo.
Assimilar alguns aspectos emocionais que o verde nos proporciona tem grande valor nesse momento de crise de saúde mundial. Por exemplo, lidar com o ciclo da vida através das plantas pode ser extremamente benéfico após uma grande perda. Ainda podemos contar com o sentimento de autorrealização que o trabalho com a natureza traz, seja por passatempo, seja pela autoestima em conseguir montar um simples vaso ou ver a planta crescer. Falar sobre essa conexão com o verde, faz lembrar da autora Sue Stuart-Smith https://www.suestuartsmith.com/, que mostra em “The Well Gardened Mind” sua visão singular do trabalho com plantas e jardins, expondo pensamentos da psicoterapia que são facilmente encaixados no nosso cotidiano (vale a leitura!).
Com base nos insights de Sue, fica mais simples de entender que o ritmo da vida urbana moderna leva à desvalorização do ritmo mais lento do tempo natural. Nós nos tornamos desconectados da natureza e isso é um fato. Mas podemos acompanhar que no último ano as pessoas têm mostrado um interesse maior em interagir com o verde, vivenciamos uma “biofilia urgente”, uma premente necessidade de se reconectar com qualquer folha que exista por perto.
A humanidade passou um bom tempo da sua história evolutiva envolta pelo ambiente natural. Estamos programados para responder aos estímulos da natureza e com ela conviver, então a questão da biofilia faz todo sentido!
Quando trazemos a natureza para os espaços construídos pelo homem moderno, resgatamos a nossa essência natural e começamos a desfrutar de seus muitos benefícios em nossas vidas. Como nosso corpo está acostumado ao ambiente natural, ele reage positivamente aos estímulos, reduzindo a pressão arterial, a freqüência cardíaca, o hormônio do estresse e aumenta a imunidade e a sensação de bem-estar, promovendo saúde física e emocional. Mas e você, já experimentou cuidar de uma plantinha por ai?
LIMA, Amanda. O poder da conexão com o verde . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 4 de maio de 2021. Arquitetura. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-poder-da-conexao-com-o-verde>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating