Tijolo Ecológico Modular
Nos últimos anos, a preocupação com meio ambiente e a necessidades de projetos sustentáveis virou de apenas uma ideia para uma realidade, onde temos cada vez mais o uso de matérias eco friendly disponíveis no mercado, um deles sendo o tijolo ecológico modular. E hoje vamos falar um pouco mais sobre esse elemento!
- O sistema Construtivo Modular
Um grande diferencial de o tijolo ecológico modular e o fator da grande busca pelos profissionais das construções é que o seu sistema construtivo é rápido, tem uma redução de custos e deixa o canteiro de obra mais limpo e organizado.
Para a construção com o tijolo modular basta somente a utilização de um filete de cola ou de cimento para fazer o assentamento do tijolo. A utilização do filete de cimento é a mais utilizada pelo fato do seu baixo custo.
O tijolo ecológico possui um encaixe que orienta no assentamento dos tijolos, por isso que a massa no assentamento também funciona como correção de algumas irregularidades que possa ter.
O tijolo foi projetado para que houvesse um espaçamento entre as peças, pois assim os módulos não se chocarão quando expandirem com o calor e não provocarão fissuras ou trincas, garantindo a estabilidade da obra. Os pequenos vãos formados são necessários, também, para que haja uma melhor aderência no reboco ou rejuntamento, não comprometendo o visual das paredes.
- Sistema de Colunas
Sistema de construção de colunas de canto utilizando tijolo ecológico modular.As colunas feitas com o tijolo modular são construídas a partir de barras de ferro por dentro dos furos do tijolo e cobertas de concreto. Essas barras de ferro, de 1,70m de altura, deverão estar fundidas na fundação. E é muito importante que as primeiras fiadas estejam bem niveladas para que se tenha uma boa precisão das paredes, podendo até ser assentadas com massa convencional.
A cada 50cm de parede erguida é necessário encher as colunas de sustentação e para uma melhor estabilidade as paredes devem ser interligadas com as colunas por meio de grampos. Deve-se fazer pequenos sulcos nos tijolos para embutir os grampos que irão ligar as colunas entre si.
Após a colocação dos grampos nos devidos lugares ocorrera o enchimento com concreto dos furos reservados para a coluna, os tijolos deverão está totalmente molhados para o enchimento evitando, assim, trincas. Esse trabalho tem que ser feito de meio em meio metro para evitar a aparição de possíveis bolsas de ar que irão comprometer a estrutura da obra.
Para as paredes maiores de 1,70 metros de altura deve-se montar andaimes para em seguida fazer uma amarração de outra barra de ferro com arame completando assim a altura desejada da coluna.
Prestar atenção ao meio ambiente é mais um dos trabalhos exercidos pelo o Arquiteto e Urbanista, então ficar por dentro de todas as inovações nos produtos ecologicamente corretos é algo que, ao meu ver, está incluso também.
Se quiser saber de outros materiais, aqui no site já falamos, inclusive, sobre pavimentações permeáveis. Vai lá olhar!
Que massa, vou já tentar encaixá-los nos projetos!
Massa Hadig!! Temos que repensar nossas escolhas de materiais!
Onde encontro plantas modulares? Só essa planta, as demais faço a partir de tal.
Infelizmente não sei onde você pode encontrar. Talvez fazendo uma pesquisa em projetos liberados online pelos autores.