Três Projetos com foco nas Bicicletas
Durante a minha infância e adolescência eu via as bicicletas apenas como meio de diversão ou esporte. Hoje noto cada vez mais amigos e pessoas conhecidas usando-as como principal meio de transporte. E isso é bom! A bicicleta é super-recomendada do ponto de vista ecológico e da qualidade de vida individual. Então porque deixa-las de lado na hora de projetar?
Vários profissionais já pensaram nisso e estão fazendo das bicicletas protagonistas dos seus projetos. Separamos cinco, só para mostrar que é possível sim deixar carros e motos um pouquinho de lado e dar espaço para as pedaladas.
1. Calçada e Ciclovia que brilham a noite, Polônia
Sim, e brilham sem gastar nem um real de energia elétrica. Sabe aquelas estrelinhas que brilham no escuro que a gente colava no teto durante a infância? A tecnologia é a mesma. Absorve a energia durante o dia e demora 10 horas para apagar. O vídeo original tá aqui, mas ao menos que você fale Polonês não dá pra entender nada. Então a gente colocou u vídeo explicativo em português para você entender melhor.
2. Vale Torcido, Espanha
O que fazer quando você tem um terreno íngreme que dificulta a passagem de ciclistas? Facilita a passagem de ciclistas!
É um acidente geográfico de 40 metros de profundidade por onde pedestres já passavam por ali sem perceber a potencialidade paisagística do lugar. Então os arquitetos propuseram uma solução que se encaixasse ao local e conectasse as principais áreas de interesse. Os caminhos fluem através do intocável leito do rio canalizado por concreto.
3. Cuyperspassage, Amsterdam
O que era antes um caminho tortuoso se transformou em um túnel de trânsito lento por onde passam 15.000 ciclistas e pedestres por dia. São 100m de comprimento, 10 de largura e 3m de altura. Há uma divisão clara entre o espaço das bicicletas e das pessoas a pé, o primeiro é uma via asfaltada capaz de absorver ruídos e acompanhada por uma fita contínua de Led, a segunda é sensivelmente mais elevada que se encontra ao lado de um quadro de azulejos desenhados como uma obra de arte.
Referências nós temos, cada vez mais. Falta tirar o carro do nosso hall de prioridades e dar chance para as bicicletas, que já possuem benefícios comprovados, tomarem mais espaço no nosso cotidiano.