Um novo olhar para a arquitetura hoteleira O conceito de Hotel Boutique
Quando imaginamos a construção da arquitetura hoteleira, listamos inúmeras necessidades relevantes para sua execução, como o design, a plástica, a forma, os equipamentos de apoio, a localização e o perfil dos hóspedes, porém, o que vem sendo esquecido nos últimos tempos e o que o mercado consumidor está cada vez mais em busca é a verdadeira hospitalidade que o local tem a oferecer.
O setor de hotelaria caminha em uma atenção constante pela renovação, de modo a atender os anseios de seus consumidores, que frequentemente se renovam e se adequam às tendências do mercado contemporâneo. Atualmente, grande parte dos usuários dos complexos hoteleiros almeja uma hospedagem fora do padrão tradicional, incorporando outros conceitos e atividades que lhe proporcionem uma experiência diferenciada.
Uma destas novas ofertas de hospedagem recebe a denominação de Hotel Boutique. Este novo conceito dispõe de uma estrutura que pode voltar-se para hóspedes de níveis econômicos distintos, com a oferta de serviços de hospedagem diferenciados, com poucas acomodações, sendo estas de caráter mais personalizado, dispostas em locais estratégicos, muitas vezes apropriando-se de edificações de características arquitetônicas históricas.
O conceito de Hotel Boutique surgiu em 1984 na cidade de Nova Iorque, para descrever um novo empreendimento, o Morgens Hotel. Este hotel se expunha para o mercado como uma bela boutique, em comparação a seus rivais tradicionais, que mais se assemelhavam a grandes lojas de departamento.
O empreendimento trazia um atendimento exclusivo e personalizado, com valores acessíveis. Seus clientes foram cativados pelo design do seu interior, único, aconchegante, sofisticado e acolhedor, o que se tornaram características conceituais deste tipo de hotel.
Projetar um Hotel Boutique é um desafio aos profissionais. É desafiador implementar um ambiente com estas características peculiares ao seu conceito, fugir da impessoalidade encontrada nos grandes hotéis e ao mesmo tempo proporcionar uma hospedagem com experiências sensoriais para atender um público com perfil diferenciado, que está atento às tecnologias e tendências culturais.
Além disto, soma-se o fato de muito se construir estes hotéis em edificações antigas e, paralelamente, possuir a necessidade de conservar suas estruturas, preservando sua história e características peculiares de sua arquitetura.
Um bom exemplo deste novo serviço hoteleiro está em Portugal, espalhado pelos principais bairros históricos da cidade de Lisboa, entre eles, Alfama, Príncipe Real e Algarve.
Temos um bom exemplo aqui em nosso país também, como o Hotel Boutique Quinta da Videira em Santa Catarina, localizado em uma residência construída no século XIX.