Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Nada melhor que a obra daquele projeto super bacana ser entregue, não é mesmo?
Ok… a gente sabe quem tem coisas beeem melhores que isso… mas vamos dar esses créditos…
Depois de tanto trabalho, ver o nosso projeto construído enche o peito de orgulho!
Quando olhamos para aquele revestimento aplicado, os móveis, a composição, a luz entrando e todos os detalhes pensados nós imaginamos “Ficou irado! Preciso registrar esse projeto para pôr no meu portfólio!”. Aliás, nada mais justo.
Nesse artigo separamos 7 dicas que vão te dar uma base e ajudar a melhorar o registro desses seus projetos, mesmo com um celular, para você encantar ainda mais a família, amigos(as) e clientes!
Uma boa iluminação é fundamental para qualquer fotografia e deve ser prioridade! É através da luz que podemos destacar os volumes, chamar atenção para pontos específicos e até retratar uma “atmosfera” diferente para o seu projeto!
Assim, procure sempre uma iluminação que valorize as formas do seu projeto, seja uma fachada ou um ambiente interno. Só tenha cuidado com a intensidade da iluminação para a cena não ficar super-exposta (muito clara) ou sub-exposta (muito escura).
As dicas aqui são:
Para fotografias externas evitem dias nublados e fotografar com o sol do meio dia. Essas duas situações não valorizam as formas da edificação pois geram menos contraste e não valorizam os volumes do projeto.
Já para fotografias internas, um dia nublado pode ser uma boa opção por proporcionar uma luz mais suave, com sombras menos marcadas, e você consegue compensar a luminosidade ligando luzes artificiais!
Existem diversas formas de enquadrar um ambiente, objeto ou edifício, mas para cada da situação pode existir uma forma mais adequada e que valorize mais o que você estiver fotografando. Se você decidir tirar fotos por sua conta, sem contratar um profissional, estude o mínimo sobre enquadramento antes de se aventurar! Isso vai te dar uma base melhor para você registrar o seu projeto de uma forma que vai valorizar as potencialidades dele e garantir mais impacto visual para quem acessar seu portifólio!
Uma fotografia pode, ou não, fotografar um ambiente inteiro. Você pode, por exemplo, querer destacar o sofá super bacana que escolheu junto ao cliente, como a sala e cozinha se integram, como a luz entra no ambiente, a profundidade espaço, a fachada do edifício etc.
O importante aqui é ter muito claro o que deseja mostrar, escolher um bom enquadramento e não ter medo de clicar!
Quando estiver fotografando, evitem, pelo amor de Jah, fotografias tortas! A não ser que seja realmente intencional como o uso de linhas condutoras.
Procurem garantir as linhas horizontais e verticais da sua imagem sempre que possível. Esse ajuste causa um conforto visual muuuito maior e tira a sensação de ser um ambiente distorcido.
Na hora de fotografar, avalie o projeto e como você pode tirar partido dos elementos dele para compor uma cena ideal. Pode ser trocando as almofadas vermelhas pelas verdes, afastando um pouco mais o tapete para ficar alinhado, utilizando adornos ou até pondo um vaso de planta para o ambiente ficar mais bonito! Tendo isso a sua disposição faça um bom uso para valorizar o seu projeto. Capriche!
Todo projeto/ambiente tem uma proporção predominante, seja vertical ou horizontal, e que deve ser preservada!
Se você está fotografando uma casa térrea com 10m de fachada por 4m de altura, invista numa fotografia estilo paisagem. Isso vai garantir que você vai enquadrar mais coisas e vai ter um maior conforto visual. Já no caso de um ambiente pequeno, pode ser melhor fotografar de forma vertical, assim você conseguira mostrar mais informações e vai evitar aquela sensação de aperto.
Todas essas dicas foram dadas para você ter um pouco mais de autonomia e qualidade enquanto não puder pagar um fotógrafo profissional para registrar os seus, mas nenhuma delas irá substituir a qualidade que um profissional pode te dar. Eles quem possuem os equipamentos adequados, o olhar treinado, o conhecimento técnico e todo o know-how para o seu projeto ser fotografado de uma forma REALMENTE incrível!
Se você não puder contratar um profissional para registrar o seu projeto, fique atento a estes passos:
1 – Priorize uma boa iluminação do seu projeto, valorizando as formas, mas cuidado para não perder informações clareando ou escurecendo demais.
2 – Estude sobre enquadramentos antes de se aventurar. Isso vai te dar uma base para saber como valorizar o seu projeto através da fotografia.
3 – Defina o tema da sua foto! Pode ser um objeto, a luz, um ambiente inteiro ou o que for, mas saiba o que deseja mostrar!
4 – Ajuste as linhas verticais e horizontais para garantir um maior confoto visual.
5 – Capriche na composição do espaço que for fotografar. Use o próprio projeto como guia!
6 – Cuidado com proporção! Se o seu ambiente é mais horizontal, fotografe de forma horizontal, se for vertical, fotografe de forma vertical!
7 – Se quiser fotografias profissionais e puder pagar, invista em um fotógrafo profissional!
Average Rating