3 livros de Arquitetura e Urbanismo que me ajudaram na faculdade

O processo de formação de um arquiteto e urbanista envolve, querendo ou não, a leitura de livros e pesquisas sobre assuntos como desenvolvimento urbano, desenho arquitetônico e urbanístico, teoria e história, entre outros assuntos que sempre nos ajudam a entender melhor esse universo e a fazer projetos de maior qualidade. Por isso separei 3 livros de arquitetura e urbanismo que foram as minhas principais fontes de pesquisa e inspiração durante o curso.

Neufert – Arte de projetar em arquitetura

Neufert – Arte de projetar em arquitetura
Autor: Peter Neufert | Editora: G.Gili, Ltda | Ano: 2013

Não tem jeito, esse livro é quase como a nossa bíblia e algum dia todo aluno de arquitetura vai se deparar com ele! Esse manual traz fundamentos, normas, princípios, dimensões e muito mais coisas que é necessário para poder projetar e construir arquitetura. Então, se você tiver com alguma dúvida sobre projeto e representação gráfica pode procurar por lá que vai ter. O que eu tenho em casa é a 18° edição e acredito ser a mais atualizada no momento.

The Sketch Book

 

The Sketch Book
Autor: Francesc Zamora Mola | Editora: Loft Publications | Ano: 2010

Esse livro me ajudou muito no quesito de procurar inspiração e referências para os meus projetos de arquitetura e urbanismo da faculdade. Ele se trata de uma coleção de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo que são apresentados e explicados através do esboço feito pelos arquitetos e designers, mostrando toda evolução da concepção dos trabalhos. É muito massa e, apesar de ser um livro caro, pra mim valeu muito a pena!

Cidade Vida

Cidade Vida
Autor: Luiz Alberto Gouvêa | Editora: Nobel | Ano: 2008

Por último, porém não menos importante, temos o livro Cidade Vida que me serviu, também, como um guia só que agora para projetos urbanísticos. Ele foi desenvolvido como método de ensino para projetos específicos para a região do Planalto Central Brasileira, mas tantos conteúdos e ensinamentos que podem muito bem se aplicados em várias partes do país e uma das coisas que mais podemos aprender com esse livro são conceitos urbanos e aplicações de desenho urbano ambiental como, por exemplo, infraestrutura urbana.

Esses foram alguns livros que eu sempre me voltava na hora que precisava de ajuda, fora todos os artigos que também salvaram minha vida durante a faculdade até hoje, depois de formada. Mas quais são os seus livros favoritos sobre Arquitetura e Urbanismo? Comenta e compartilha com a gente!

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *