5 Dicas para quem está começando a profissão de arquitetura e urbanismo
Sabe que caminho seguir agora que está formado(a)?

Iniciar nossa profissão de arquiteto(a) urbanista, após a graduação, não é algo fácil e deixa muitas pessoas perdidas ao sair da faculdade. É natural algumas destas perguntas surgirem depois da graduação: 

  • será que a empresa vai querer que eu continue?
  • será que faço mestrado?
  • monto meu escritório? sozinho ou com amigos?
  • estudo para tentar um concurso público?
  • como cobro meus projetos?

As dúvidas aumentam quando a decisão é por ser um profissional autônomo ou abrir uma empresa. As opções são muitas e esse texto traz algumas alternativas variadas para quem está começando a profissão de arquitetura e urbanismo.

1. Mantenha contato com a  turma da faculdade

Quando bater a insegurança neste início de profissão, é sempre bom poder contar com colegas para compartilhar e trocar ideias de como enfrentar esse momento. A profissão ensina que não existe uma única resposta certa para resolver as demandas de clientes, mas sim a que melhor responde às necessidades, dado o contexto atual. Da mesma forma, os medos e anseios nesse início podem ser trabalhados de diferentes formas. Manter contato com colegas irá lhe proporcionar um canal para discutir a profissão e compartilhar conhecimentos. Em nosso último artigo, “Boa concorrência na Arquitetura, falamos mais sobre a importância da relação com colegas. Questionar suas inseguranças não lhe faz menos profissional, mas revela sua responsabilidade.

2. Converse com seus professores

Canal do YouTube Fator de Impacto

Agora seus(suas) professores(as) passam para a categoria de colegas e muitos(as) são profissionais que possuem escritórios e estão projetando. Puxe papo sobre a profissão, o mercado de trabalho, os projetos que mais fazem. O caminho que cada um traçou ao longo da carreira pode servir de inspiração para suas decisões, ainda mais se você pensa em seguir a carreira acadêmica. 

Pra quem busca a ensinar ou ser pesquisador(a), tem um canal no YouTube chamado “Fator de Impacto, do André Lopes e Cláudia Sales, arquitetos e professores doutores. O canal tem uma linguagem acessível e divertida, eles conversam sobre vários temas relacionados a suas vivências profissionais, isto é, à vida acadêmica deles.

3.Compartilhe conhecimentos

Aquele Happy Hour no fim do dia, palestras, seminários, ou até mesmo aquele lançamento de livro, todos são ótimos espaços de compartilhamento e trocas, onde é possível estabelecer contatos, boas conversas e, quem sabe, parcerias para o futuro. 

4. Concurso Público

Tentar carreira pública é um caminho que exige dedicação, disciplina e acompanhamento diário para ficar de olho nos editais (e cobrar que sejam pagos salários justos). São várias esferas que precisam dentro de seu corpo administrativo de profissionais de arquitetura, como Prefeituras, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Exércitos, Universidades etc. 

5. Monte seu próprio negócio

Se seu desejo é abrir seu escritório, assessoria técnica, ONG, atelier, oficina, etc. O nome não importa nesse momento, pois independente da identificação, ter o mínimo de conhecimento para gerir seu negócio é importante para um caminho mais ameno. Busque informações sobre finanças, gestão, administração, marketing. Se a fonte financeira de sua atuação vem de editais, então saiba como escrever um bom projeto. Aprender com erros é um ótimo estudo, antes de querer aplicar uma ideia. Mas não se limite ao que já existe, se permita tentar novas ideias de atuação profissional, principalmente se você acredita muito nessa ideia. Busque parcerias que somem na construção desse caminho.

E se você chegou até aqui, vamos compartilhar aqui mais uma dica:

6. Construa

Se você ainda não sabe ou não caiu a ficha, profissional de arquitetura e urbanismo também pode ser responsável técnico pela execução de obras. Das suas obras e dos outros também! Ter esta experiência no início da carreira mostra outra dimensão de projeto e dá mais segurança profissional. Assumir essa posição de responsável técnico(a) por obras, independente do tamanho do projeto, é um campo de atuação no qual poucos(as) arquitetos(as) urbanistas estão. Por isso, valorize as outras áreas que estão dentro da obra (aqui me refiro às pessoas, como marceneiro, pintor, eletricista) e aprenda!  Construa!

Como Citar essa Matéria
LADRILHO, Escritório. 5 Dicas para quem está começando a profissão de arquitetura e urbanismo. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de abril de 2020. Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/5-dicas-para-quem-esta-comecando-a-profissao-de-arquitetura-e-urbanismo>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Escritório Ladrilho
Escritório
O Ladrilho Urbanismo e Arquitetura é um escritório formado por profissionais que buscam atuar de forma diferenciada, por meio do intercâmbio de conhecimento e da interação com as demandas sociais e o mercado formal, a fim de construir espaços mais vivos e democráticos.
Escritório Ladrilho on Instagram

Escritório Ladrilho

O Ladrilho Urbanismo e Arquitetura é um escritório formado por profissionais que buscam atuar de forma diferenciada, por meio do intercâmbio de conhecimento e da interação com as demandas sociais e o mercado formal, a fim de construir espaços mais vivos e democráticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *