Arquitetura Open Source
O open source vem para democratizar o acesso aos projetos

O conceito de Open Source tem raízes na área de tecnologia, aonde o chamado “código aberto” ajuda muitos desenvolvedores na criação de softwares melhores baseados no que foi feito por outras pessoas. A ideia de se manter um sistema em aberto é a democratização do mesmo, compartilhando um processo ou um modelo permitindo que outras pessoas o reproduzam e modifiquem. Simplificando bastante, o trabalho de uns ajuda outros profissionais e está aberto para os usuários.

Trazendo isso para a arquitetura, o open source vem para democratizar o acesso aos projetos. Já não é difícil encontrar projetos de arquitetos e designers famosos do mundo inteiro disponíveis para download melhorando significativamente o acesso à projetos baratos e efetivos.

Um dos arquitetos famosos por acreditar no Open Source como ferramenta social de democratização da arquitetura é Alejandro Aravena, ganhador do Prêmio Pritzker de 2016. Ele disponibilizou quatro de seus projetos de habitação social completos para download no link para seu site permitindo que as pessoas usassem e adaptassem suas ideias pelo mundo.

Modelo de construção de WikiHouse

Seguindo esse mesmo conceito, uma iniciativa maravilhosa é o Wikihouse. Ele permite que o usuário baixe planos de construção e personalize-os usando o SketchUp. Os projetos não exigem peças especiais uma vez que as peças de madeira compensada se encaixam através de conexões apropriadas. A promessa é que tudo pode ser montado em menos de um dia por pessoas sem treinamento formal em construção.

O projeto Paperhouses, criado por uma arquiteta portuguesa, disponibiliza projetos de arquitetos famosos do mundo inteiro para download. Enquanto outras bibliotecas Open Source focam em projetos de cunho social, Paperhouses oferece ideias de padrão internacional para pessoas de classe média que não teriam acesso a projetos tão bons sem restrições de direito autoral e, por isso, podem ser utilizados como base para variações de acordo com a região em que forem aplicados.

The Module House de Tatiana Bilbao, disponível no site Paperhouse

Esse são só três dos projetos de Arquitetura Open Source mais conhecidos. A iniciativa ainda está engatinhando, mas a perspectiva é cresça e incentive a partilha de ideias e a comunicação entre profissionais fazendo com que trabalhem em conjunto para atender pessoas, sobretudo as que estão em situação de vulnerabilidade.

Se conhece algum projeto nesse sentido, mostra para a gente aí nos comentários.

Como Citar essa Matéria

MARANHÃO, Jade. Arquitetura Open Source. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 8 de novembro de 2017. Arquitetura. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/arquitetura-open-source>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *