Gestão de equipe
Entre tantas atividades dentro escritório de arquitetura você sabe quais o passos necessários para ter uma boa gestão de equipe?
Entre tantas atividades dentro escritório de arquitetura você sabe quais o passos necessários para ter uma boa gestão de equipe?
Fotogrametria é uma tecnologia é especialmente interessante para objetos complexos que necessitam de horas de modelagem para bons resultados.
A produção de conteúdo hoje deve mesmo ser refém do algoritmo? Quando foi que tivemos que nos tornar social media para tudo?
Sabemos que na rua encontramos uma luta por espaço muito grande, porém bastante desigual. Isso mostra a fragilidade que é a cidade quando se trata de mobilidade urbana. Esse tema nos últimos anos tem se tornado uma expressiva pauta dentro das políticas de mobilidade sustentável. Mas afinal, o que torna e o que é uma mobilidade sustentável?
No século XX, os automóveis pareciam ser a solução dos problemas relacionados à necessidade de circulação, porém fizeram com que o trânsito se tornasse um desafio na locomoção, o tempo e o combustível desperdiçados, além da nossa relação com o espaço público e o agravamento da poluição. Portanto, a mobilidade sustentável é o oposto disso, ela consiste e baseia-se na disseminação de boas práticas ligadas a transportes individuas e coletivos integrados, de tal forma que facilitem e propiciem melhorias na qualidade do ambiente urbano e, consequentemente, benefícios para a população.
Fortaleza vem ganhando destaque no cenário nacional quando o assunto é mobilidade e uma das políticas implantadas é a expansão de sua rede cicloviária, que ultrapassa 300km de extensão, segundo os números do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza – PAITT. A projeção da prefeitura é que até novembro desse ano a cidade ganhe mais 150km de ciclofaixas. Esse último número também reflete o cenário pós-quarentena, onde o uso de transporte público coletivo, como ônibus e metrô, não está sendo tão desejado pela população, portanto o uso da bicicleta ganha protagonismo e inúmeros incentivos, devido as circunstâncias do distanciamento social. Um levantamento feito pela associação brasileira do setor de bicicletas mostra que entre junho e julho as vendas do transporte dobrou em relação ao mesmo período de 2019.
Associado a solução e prudência em tempos de pós-quarentena, precisamos frisar que a grande procura pela bicicleta e o seu uso poderá trazer outros benefícios mais duradouros. O que se espera é que a prática da mobilidade ativa nesse período continue ganhando atenção e reflexão quando o corona vírus der uma aliviada, seja ao observamos o tempo de deslocamento diário, o dinheiro gasto com gasolina ou transporte coletivo, a nossa relação com a cidade e os espaços públicos e, principalmente, os benefícios para a nossa saúde. Vale lembrar que quanto mais espaço para a bicicleta, mais ciclistas teremos e menos intolerância também.
Com a boa experiência de Fortaleza, pode-se afirmar que as políticas de ciclomobilidade são simples e de impactos extremamente significativos para os habitantes individualmente, bem como para a cidade de modo geral.
Agora faz o seguinte: joga no Google Maps teu trajeto diário e veja se é “pedalável”.
DIEGO, Francisco. Ciclomobilidade em períodos pandêmicos. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 10 de agosto de 2020. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/ciclomobilidade-em-periodos-pandemicos>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating