Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Alguns alunos e até mesmo profissionais, sempre me questionaram sobre como aplicar o conhecimento adquirido na área de Urbanismo no mercado de trabalho. Muitos inclusive, acreditam que trabalhar com Planejamento Urbano e Regional, só é possível se estiverem atuando no, ou para o setor público. Foi então que eu me dei conta que não há um canal que ofereça a oportunidade de troca de conhecimento e experiencias, ou até mesmo amplie as formas de interação social.
A partir das minhas experiências no Brasil, nos EUA e Austrália, eu decidi criar uma ferramenta de conexão, que através do debate, possa demonstrar que essa crença não é verdadeira. O City Driving é portanto, uma porta que se abre para aqueles que desejam aperfeiçoar e inovar sua forma de aprendizado e atuação profissional. Para isso, oferecemos uma plataforma virtual para troca de conhecimento entre estudantes, profissionais da construção civil, mercado imobiliário, clientes e as cidades. O foco está na forma como se dá a interação e atuação entre esses agentes e as cidades.
Considerando que a visão da maioria deles privilegia o edifício, nós iremos provocá-los a pensar de uma forma diferente. Pra isso, convidamos todos a observarem e conhecerem um pouco mais sobre a dinâmica urbana. O mercado imobiliário por exemplo, cada dia mais tem exigido grandes demandas de recursos financeiros e altos níveis de competitividade entre os empreendedores. Por mais que tenhamos avançado em tecnologia construtiva, morar de forma adequada no Brasil, torna-se cada dia mais caro. Qual é então, a diferença dessa mercadoria especial, chamada de edificio, que a diferencia de qualquer outro produto? O segredo está nas localizações, cujos reflexos imediatos podem ser notados inclusive, no preço de produtos semelhantes.
Isso mesmo, é justamente o desequilíbrio de atributos entre as localizações, que resulta na diferença de interesse entre investidores, empreendedores e potenciais compradores. Ao tratar desse assunto, Villaça (1977) enfatiza que as cidades são um processo e não um produto e portanto, estão em constante transformação. Essas se dão tanto pelo avanço das tecnologias, quanto pelas mudanças econômicas e sociais que ocorrem de maneira continua em qualquer lugar do mundo. Consequentemente, as necessidades e os desejos da sociedade vão sendo alterados e seus resultados se refletem diretamente na forma como se relacionam e estruturam as cidades.
Notem o quão é importante compreender não apenas como se constrói um bom edifício, mas também para como as pessoas se relacionam e produzem as localizações. Nesse contexto, o City Driving vem somar-se ao Projeto Batente, unindo forças com objetivo comum de auxiliar os estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, com informações valiosas à cerca das cidades e sua dinâmica de produção.
Por isso queremos convidar a todos para refletirem sobre nosso papel em auxiliar a sociedade na compreensão à cerca da forma como surgem e se transformam as cidades. Afinal de contas, qual profissional estuda origem, evolução e situação atual dos centros urbanos e mais do que isso, quem está preparado para indicar onde estão as melhores localizações para se morar, trabalhar ou até mesmo para se investir?
Nós acreditamos que os profissionais que enxergam além do edifício, poderão oferecer um diferencial no atendimento às necessidades dos seus clientes. Não se esqueçam, que além de um sonho, eles estão realizando um grande investimento. Por isso gostaríamos de convidá-los a conhecer o canal City Driving que pode ser acessado clicando aqui. Em tempo, gostaríamos de frisar que embora os primeiros vídeos tenham sido gravados de maneira solo, a ideia é que possamos ampliar nossos parceiros e colaboradores, para que juntos possamos compartilhar conhecimento e experiências.
GOMES, Lucas. City Driving: um canal de conexão com as cidades. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 11 de outubro de 2019. Arte e Design. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/city-driving-um-canal-de-conexao-com-as-cidades>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating