CONCURSO DE IDEIAS – Chalés para Turismo Comunitário no Cumbe
O Maquinar em parceria com o Ladrilho Urbanismo e Arquitetura estão à frente da organização do Concurso de Ideias – Chalés para Turismo Comunitário no Cumbe. Reconhecendo a demanda local e o perfil de integração da comunidade com o ambiente natural, este concurso almeja promover a discussão entre profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo acerca da concepção de alternativas de hospedagem a serem implantadas em terrenos cedidos por moradores.
O Maquinar é uma organização sem fins lucrativos criada com o intuito de promover o debate acerca dos limites e tangências da Arquitetura em contextos onde as adversidades sociais, econômicas e ambientais se sobrepõem ao exercício crítico da profissão. Através da realização de Concursos de Ideias e do contato com demandas reais de comunidades em condição de vulnerabilidade, o Maquinar, propõe-se a atuar como um facilitador, buscando não apenas laurear iniciativas de grande impacto – independente de escala ou lugar – como também levá-las onde normalmente não teriam alcance. De forma complementar, o Ladrilho Urbanismo e Arquitetura soma-se a esta ideia por acreditar no intercâmbio de conhecimento entre diferentes profissionais para atender demandas sociais e construir espaços mais vivos e democráticos.
O local contemplado neste Concurso de Ideias é o Cumbe, localizado no município de Aracati, litoral leste do Ceará, no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma comunidade tradicional de ascendência quilombola, formada por aproximadamente 150 famílias, na sua maioria, pescadores, artesãos e agricultores, que vivem às margens do Rio Jaguaribe.
O objetivo desse evento é a concepção de estruturas independentes para hospedagem que devem atender às recomendações de qualidade e segurança dispostas no Caderno de Normas e Procedimentos Internos da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum). Acreditamos que com este Concurso de Ideias podemos não só discutir problemas, mas também propor alternativas de modo participativo e democrático, construindo estruturas que perpassam o meio físico da Arquitetura e proporcionam o fortalecimento comunitário.
Para realização desta atividade, contamos com o apoio de diversos profissionais atuantes nas áreas de arquitetura, urbanismo, bioconstrução e gestão ambiental, com reconhecidos trabalhos sociais desenvolvidos no Brasil e no exterior.
Todos as informações referentes ao formato das equipes, inscrições, cronograma, premiação e jurados estão disponíveis no site https://www.premiomaquinar.com/. As inscrições promocionais ficam abertas até terça-feira, 14 de agosto.