O traço de Siza

Oposição como Solução

Álvaro Siza interagindo com gravura de sua autoria

Diante de todo o sucesso internacional da arquitetura de Siza, como justificar tal reconhecimento se o pensamento global é precisamente o oposto da filosofia de vida do arquiteto?

Talvez a razão deste sucesso seja justamente essa oposição. Álvaro Siza apresenta algo contrário ao que o mundo está acostumado, valorizando os gestos necessários, as expressões, o mínimo, não por mera formalidade, mas sim por orgulho ao que é fundamental para uma boa arquitetura.

Siza usa como instrumento principal a experiência cotidiana e examina os conflitos a partir daí, os quais fazem parte da realidade que é representada justamente por práticas artísticas. Isso mostra que experiência cotidiana e representação constituem um equilíbrio, tendo como elo a própria arte e suas raízes.

Neste momento, a moral dentro do processo criativo de Siza é instituída, pois há coerência e equilíbrio entre os fundamentos. Dentro disso, o próprio desejo de ser instiga o processo de Siza a construir a partir de uma experiência.

Os Traços como Elo

Esboço de estudo do Restaurante Boa Nova, Leça da Palmeira, 1958 – 1963

Diante dessa motivação no processo de expressão, o desenho na obra de Siza se mostra singular, pois inventa um novo modo de interpretar e, por sua vez, de aproximação do projeto. Esta importância está contida em seus traços, esboços e em seus desenhos técnicos e geométricos. O arquiteto forma assim uma nova visão para uma geração que busca em seus rabiscos uma maneira de enxergar o que antes não se enxergava e assim, como diria Siza, “redescobrir a singularidade das coisas evidentes”.

Contudo, o desenho para Siza não é autônomo. Trata-se de usar o traço como elemento de ligação e desenvolvimento de uma diversidade de aspectos que, durante o processo de projeto, funcionam como partes de um todo.

Este processo muito se fundamenta na capacidade de utilização de referências contidas na memória colocando-as em confronto com as exigências e condições apresentadas em cada contexto, adaptando o que é essencial de cada uma a um nível real de complexidade e por fim incorporá-las ao projeto.

É tudo isso que torna o trabalho de Álvaro Siza único. Sua arquitetura é, acima de tudo, projeto de diálogo crítico e constitui assim a qualidade da melhor arquitetura de nosso tempo. 

Referência

SIZA, Álvaro, 1933 – Imaginar a Evidência / Álvaro Siza; tradução de Soares da Costa; revista por Álvaro Siza e Guido Giangregorio. – São Paulo: Estação Liberdade, 2012

Como Citar essa Matéria
BERNARDO, Raony. O traço de Siza . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 7 de abril de 2021. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-traco-de-siza>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Raony Bernardo
Estudante de Arquitetura
Sou um estudante de arquitetura e urbanismo e um cidadão brasileiro. Para mim, o exercício da cidadania deve ser diário, pois não se trata de algo complexo... é bem simples. Aliás, as coisas simples e os detalhes da vida são os que mais importam aqui. O trabalho de um arquiteto e urbanista não está longe disso, muito pelo contrário...

Raony Bernardo

Sou um estudante de arquitetura e urbanismo e um cidadão brasileiro. Para mim, o exercício da cidadania deve ser diário, pois não se trata de algo complexo... é bem simples. Aliás, as coisas simples e os detalhes da vida são os que mais importam aqui. O trabalho de um arquiteto e urbanista não está longe disso, muito pelo contrário...

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