Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
A relação entre infância e espaço urbano, apesar de ser um tema ainda relativamente novo, vem ganhando forças nos estudos mais recentes, reverberando em políticas públicas de muitas cidades brasileiras como é o caso de Fortaleza, capital pioneira na elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância em 2014, o qual vem sendo revisado em 2021.
Além da elaboração de pesquisas acadêmicas e de legislações, vem sendo produzidos documentários sobre essa perspectiva e abaixo encontra-se três produções disponíveis gratuitamente online de diferentes épocas e locais, que podem ser chaves para despertar o seu interesse no estudo sobre o tema:
Duração: 26 min.
Ano: 2000
Disponível em: YouTube
Explica historicamente sobre como a humanidade reconheceu a existência da fase infantil, tendo em vista que, por muito tempo não havia diferenciação em relação à fase adulta. O cerne do documentário é evidenciar que, apesar da compreensão convencionada de que nos anos iniciais o ser humanos precisa receber cuidados especiais (assegurados no art. 227 da Constituição de 1988), há contrastantes de realidades no país. Como personagens, são entrevistadas crianças de classe média alta, moradoras da capital paulista e crianças miseráveis moradores da zona rural baiana. O espaço urbano não é protagonista, mas as reflexões levantadas são ricas para o entendimento de que, ao se referir à infância, não é possível homogeneizar, é preciso ter a sensibilidade e o respeito de investigar cada contexto.
Duração: 30 min.
Ano: 2018
Disponível em: Vimeo
São selecionados três espaços públicos da Cidade do México e as crianças residentes das proximidades são convidadas a seguir a metodologia de planejamento urbano participativa Juego mi Ciudad, facilitada pela organização civil integrada Exploradores de la Ciudad. No primeiro momento, de aproximação, são usados métodos como brincadeiras, desenhos, mapas e maquetes. Em seguida, após amadurecimento dos técnicos, as crianças participam também da fase de intervenção. Em todo o proceso as crianças são ouvidas atentamente sobre seus hábitos e preferencias, resultando em novos espaços compatíveis com as expectativas criadas que trazem vivacidade aos espaços antes cinzentos. É uma produção que ilustra, na prática, possibilidades de inclusão das crianças em procesos de construção do espaço público.
Duração: 15:18 min.
Ano: 2019
Disponível em: Vimeo
Retrata a construção colaborativa de uma música sobre a cidade que as crianças de recife desejam viver. O conteúdo da canção surge de encontros presenciais para discutir o tema com o auxílio de elaboração de maquetes físicas representando os desejos. Em seguida, inicia-se o processo de criação da letra, da harmonia da música e até da coreografia. Assim como o documentário “A invenção da Infância”, esta produção também aborda os contrastes das infâncias, mas opta por uma abordagem mais sensível e colaborativa. É inspirador e divertido!
Trabalhar com cidades através da perspectiva infantil é um convite a quebrar padrões lineares de planejamento, é aguçar o olhar lúdico. Finalizo com uma provocação: Na sua opinião, como seria uma cidade amiga das crianças? Que tal responde-la através de um desenho, uma maquete ou até música? Boa diversão!
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA; Direção: Liliana Sulzbach. Produção: M. Schmiedt – Ministério da Cultura/Governo Federal, 2000. (26min56s) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0L82N1C7AQ&t=445s
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
RUA DE CRIANÇAS; Direção: Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw. Produção: Henrique Lapa e Rita de Cácia Oenning da Silva, 2019. (15min.18s) Disponível em: https://vimeo.com/307269032
SOMOS JUEGO; Direção: Andrés Garibay Tierradentro. Produção: Evelin Santander Daza e Jerónimo Monroy Figueroa, 2018. (30min) Disponível em: https://vimeo.com/296439890
ARAGÃO, Alana. Três documentários para conhecer mais sobre o tema Criança e Cidade . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de maio de 2021. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/tres-documentarios-para-conhecer-mais-sobre-o-tema-crianca-e-cidade>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Amei as sugestões, fiquei muito interessada em assistir todos e já pensar em correlações com meu mestrado na área de qualificação da participação social no planejamento territorial! <3 As crianças sempre são participantes intensos nos processos de mudança dos espaços urbanos. Lindo artigo!!