Tudo agora é produção de conteúdo Mas eu já estou cansada de tudo isso.
Vai parecer um pouco estranho dizer isso, mas eu estou cansada de fazer conteúdo. Tudo agora é produção de conteúdo, seja qual for a sua profissão e isso está me cansando muito.
Com as redes sociais vimos uma porta se abrindo para poder alcançar um maior número de pessoas com o nosso trabalho, um espaço até legal para mostrar o nosso portfólio de forma rápida e direta, pois estamos todos em alguma rede social, não importa qual. Porém, com isso também apareceu o maldito algoritmo, eita bichinho ruim, para complicar um pouco mais a vida de quem quer se aventurar no meio das mídias sociais e ter uma presença digital massa.
Agora o seu conteúdo, uma foto da obra ou um 3D renderizado, não vai ser entregue para todos aqueles seus seguidores e você começa a bolar outras ideias para alcançar essas pessoas. E vários profissionais vão vender cursos atrás de cursos para te ensinar como driblar o algoritmo e se sobressair entre os outros milhares de contas de escritórios de arquitetura, design ou urbanismo que estão também presentes na tal rede social.
Só que é nessa parte que estou cansada, ter que ficar correndo atrás do bichinho ruim, ter que ficar me dividindo em várias para poder continuar a ser relevante naquela rede social. Quando foi que eu tive que incorporar a profissão de Social Media na minha atual profissão de arquiteta?
Eu não sou boba em achar que depois da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo eu só iria fazer trabalho de arquiteta e urbanista, ainda mais trabalhando para o meu próprio escritório. Eu sei que terei que executar atividades que não são exatamente de uma arquiteta, porém o meu questionamento agora é: eu terei que ser refém de uma rede social? Terei que criar sempre coisas novas, que as (algumas muitas) vezes não são boas, para me manter relevante?
Estamos tão acelerados que o conteúdo também ficou rápido a ponto de só nos importar com o título ou algumas breves frases de impacto. Ter que manter uma frequência “ideal” está matando a minha criatividade e a minha vontade de fazer conteúdo. Eu gosto de escrever e criar além do que é “trabalho padrão” de arquiteta e urbanista, só que agora tudo estava meio bléh pra mim. Sabe aquela coisa de sem vontade alguma de fazer parte disso? Pois então!
Esse tempo que fiquei meio escondida, até daqui do Projeto Batente, espaço criado por mim e outras duas pessoas maravilhosas, consegui ver que o meu trabalho não precisa ser feito nas pressas, aprendi o que era o slow content (ou conteúdo lento, em português) e que é necessário a gente dizer qual é o nosso tempo, pois de que adianta criar milhares de fotos para o Instagram se elas estão sendo feitas tudo no piloto automático?
Penso muito no propósito de tudo e tenho certeza que ficar doida com algoritmo ou SEO não é o meu. Bato palmas para quem consegue, mas comigo não vai rolar!
Como Citar essa Matéria
LIMA, Aryane. Tudo agora é produção de conteúdo. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 16 de junho de 2021. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/tudo-agora-e-producao-de-conteudo>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
“a obrigação de produzir aliena a paixão de criar” – Li essa frase há uns dias, pichada em um muro kkk.., ótima matéria!
Obrigada!!