Você sabe o que é Virtual Design and Construction (VDC)
Virtual Design and Construction

O Virtual Design and Construction (VDC) surgiu no início dos anos 2000 na Universidade de Stanford, quando o Building Information Modelling (BIM) começava a se popularizar. O VDC abrange modelos multidisciplinares, incluindo além das disciplinas de projeto todos os aspectos do ciclo de vida do empreendimento (KUNZ e FISCHER, 2012; BRITTO, SCHEER, FISHER, 2015). Segundo Fischer e Kunz (2004), o VDC é definido como uma metodologia de gestão centrada na utilização de modelos multidisciplinares que englobam o produto (edifício), a organização (equipe do projeto-construção-operação) e processos de trabalho, de forma a atingir os objetivos do projeto e do cliente (ver figura 1).

Figura 1: exemplo de modelo virtual para simulação da obra. Fonte, acesso em 26/04/2021

O VDC combina novas tecnologias (BIM, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, e outros) com sistema de trabalho colaborativo, e gerenciamento de forma integrada e simultânea à produção. Estes modelos digitais auxiliam as equipes de projeto na busca da tomada de decisão da melhor solução da construção do edifício (ver figura 2). A virtualização também abre espaço para novas experiências dentro do processo de criação.

Figura 2: exemplo de modelagem e construção. Fonte

A concepção e o planejamento da construção do empreendimento terá no VDC, além do modelo virtual, informações sobre todos os aspectos da construção, uso e manutenção, validação dos sistemas, verificação de desempenho, compatibilização entre as diversas disciplinas, otimização dos processos, e redução de desperdício (FISCHER e KUNZ, 2004). Assim, a relação entre o espaço virtual e o espaço físico, ou seja, entre modelagem e construção, torna-se mais próxima e integrada em um sistema chamado digital twin. Na figura 3 abaixo, seguem alguns aplicativos utilizados. Pela diversidade de funções, características e custos, não é uma tarefa fácil selecionar quais serão utilizados em um projeto.

Figura 3: ferramentas e aplicativos para BIM. Fonte: International BIM Software User Group V2021.001.

As ferramentas de modelagem e compatibilização de projetos são importantes, mas os melhores resultados são obtidos na junção dos sistemas de comunicação e colaboração (LEUSIN, 2020). Portanto, pode-se destacar, entre os principais benefícios do VDC e o BIM, o incentivo ao trabalho colaborativo entre as equipes. Por fim, vale lembrar que o investimento em infraestrutura tecnológica é necessário, mas investir em pessoas é certamente o ponto mais importante, tendo em vista que o conhecimento tácito do processo de projeto exige larga experiência (LEUSIN, 2020).

Muita coisa, hein?😅

Você conhecia o VDC? Quais desses aplicativos você já ouviu falar? Quantos ainda estão por vir?

Referências

BRITTO, S. A. dos S.; SCHEER, S.; KAM, C.; FISCHER, M. O uso do VDC scorecard na validação de métodos para análise de desempenho da gestão do processo de projeto no cenário brasileiro. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 71-86, 2015. DOI: 10.11606/gtp.v10i2.102844. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/102844. Acesso em: 27 abr. 2021.

FISCHER, M.; KUNZ, J. The scope and role of Information Technology in construction. Tech. Rep. 2004, 156, 1–31.

KUNZ, John e FISCHER, Martin. Virtual Design and Construction: Themes, Case Studies and Implementation Suggestions. Stanford Digital Repository, 2012. Disponível em: http://purl.stanford.edu/gg301vb3551, acesso em 26 abr. 2021.

LEUSIN, Sérgio. Gerenciamento e Coordenação de Projetos BIM. In: AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de. Gerenciamento e Coordenação de Projetos BIM. Rio de Janeiro: Ltc, 2020. p. 1-153

Como Citar essa Matéria

PINHEIRO, Kelma. Você sabe o que é Virtual Design and Construction (VDC) . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 13 de maio de 2021. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/voce-sabe-o-que-e-virtual-design-and-construction-vdc>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Kelma Pinheiro
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista e professora universitária. Formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC, mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e pós-graduação em Projetos de Instalações Prediais pela Universidade de Fortaleza – Unifor.

Kelma Pinheiro

Arquiteta e Urbanista e professora universitária. Formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC, mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e pós-graduação em Projetos de Instalações Prediais pela Universidade de Fortaleza – Unifor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *