Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
O processo de formação de um arquiteto e urbanista envolve, querendo ou não, a leitura de livros e pesquisas sobre assuntos como desenvolvimento urbano, desenho arquitetônico e urbanístico, teoria e história, entre outros assuntos que sempre nos ajudam a entender melhor esse universo e a fazer projetos de maior qualidade. Por isso separei 3 livros de arquitetura e urbanismo que foram as minhas principais fontes de pesquisa e inspiração durante o curso.
Não tem jeito, esse livro é quase como a nossa bíblia e algum dia todo aluno de arquitetura vai se deparar com ele! Esse manual traz fundamentos, normas, princípios, dimensões e muito mais coisas que é necessário para poder projetar e construir arquitetura. Então, se você tiver com alguma dúvida sobre projeto e representação gráfica pode procurar por lá que vai ter. O que eu tenho em casa é a 18° edição e acredito ser a mais atualizada no momento.
Esse livro me ajudou muito no quesito de procurar inspiração e referências para os meus projetos de arquitetura e urbanismo da faculdade. Ele se trata de uma coleção de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo que são apresentados e explicados através do esboço feito pelos arquitetos e designers, mostrando toda evolução da concepção dos trabalhos. É muito massa e, apesar de ser um livro caro, pra mim valeu muito a pena!
Por último, porém não menos importante, temos o livro Cidade Vida que me serviu, também, como um guia só que agora para projetos urbanísticos. Ele foi desenvolvido como método de ensino para projetos específicos para a região do Planalto Central Brasileira, mas tantos conteúdos e ensinamentos que podem muito bem se aplicados em várias partes do país e uma das coisas que mais podemos aprender com esse livro são conceitos urbanos e aplicações de desenho urbano ambiental como, por exemplo, infraestrutura urbana.
Esses foram alguns livros que eu sempre me voltava na hora que precisava de ajuda, fora todos os artigos que também salvaram minha vida durante a faculdade até hoje, depois de formada. Mas quais são os seus livros favoritos sobre Arquitetura e Urbanismo? Comenta e compartilha com a gente!
Average Rating