Não se preocupe, muita coisa pode (e vai) mudar!
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
As ideias de como trabalhar com a arquitetura podem mudar com o curso da faculdade e é isso que vale a pena, não acha?
Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
O ensino ambiental deveria estar presente desde a formação inicial, por isso são importantes as ações do GIA.
Todo profissional e estudante conhece (ou deveria conhecer) as obras arquitetônicas de Lina Bo Bardi e sua importância para a história. Mas o que muita gente não sabe é que, como a maioria dos grandes profissionais da área, ela foi muito além da Arquitetura.
Entre os anos de 1914 e 1992 Lina Bo Bardi usou linhas modernas para produzir móveis para as casas paulistanas. Foram poltronas, escrivaninhas e cadeiras com inspirações bem brasileiras como o artesanato indígena e a cultura nordestina. A maioria deles foram produzidas em edições super limitadas que não chegavam a vinte peças.
Fiz uma listinha pequena de apenas cinco peças que eu, pessoalmente, adoraria ter.
Lina vislumbrou uma poltrona flexível com diversos usos de forma universal. Foi projetado em 1951 unindo assento semiesférico apoiado sobre uma estrutura em anel metálico sobre quatro pernas.
Foi desenhada em 1948 em parceria com o arquiteto Geancarlo Palanti com estrutura madeira de Cabreúva e assento de couro tipo soleta.
Esse modelo pretende ser prático através de sistema de dobra que facilita o empilhamento. Foi pensada para o projeto do auditório do Masp.
Foi projetada em 1949 quando Lina ainda fazia parte do Studio Palma. Estrutura de ferro e tampo de vidro branco emoldurado.
Também projetada quando estava no Studio Palma, em 1948, essa poltrona tem formas arredondas em voga na época por conta das obras de Niemeyer.
Alguns desses móveis hoje são produzidos por empresas que detém os direitos autorais de algumas obras de Lina Bo Bardi. Então não é difícil tê-los na sua casa, basta estar a fim de desembolsar um pouco (muito?) mais grana do que em móveis produzidos em larga escala.
Não posso ainda, mas fica a dica de presente. Vai que…
MARANHÃO, Jade. 5 Móveis de Lina Bo Bardi que eu adoro. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 2 de fevereiro de 2018. Interiores. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/5-moveis-de-lina-bo-bardi-que-eu-adoro>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Bom dia povo!,
Adorei a matéria sobre Lina Bo Bardi e suas criações, ficou objetiva e inspiradora, fica perfeita para nosso dia a dia corrido, ler um pouco de informação cultural dessa forma. bjos
Obrigada Narcélio! Ficamos felizes que você gostou.