O Feng Shui é para mim ou para meus clientes?
Uma técnica milenar rica e cheia de ensinamentos

Quando eu digo que estudo e trabalho com Feng Shui sempre tem alguém que pergunta se precisa de algum tipo de iniciação ou processo supostamente mágico. Não gente, não! O Feng Shui é uma técnica, e como qualquer técnica pode (e deve!) ser aprendida e ensinada. É uma linha de conhecimento que pode causar certa estranheza por ser um pouco distante do que conhecemos na academia, mas ainda assim é cheia de ensinamentos riquíssimos para nós arquitetas.

Gráfico do Baguá

O Feng Shui tem origem na China de quatro mil anos atrás, e ao pé da letra seria vento e água. Parte do princípio que a energia vital (o Chi) flui tal qual esses dois elementos em um ambiente e cada lugar possui a sua vibração própria, sendo benéficas ou maléficas para o corpo e para a mente. Sendo assim, propõe maneiras de otimizar os elementos no espaço (móveis, decoração, cores, cheiros, luzes, etc) com base no equilíbrio com a natureza.

É importante deixar claro que esse é um dos instrumentos para melhorar as nossas vidas, não uma fórmula mágica que por si só resolve todos os problemas.

Por ser uma técnica complexa, o Feng Shui possui muitos detalhes e por menores. Não tem como eu vir aqui e explicar sua totalidade. A ideia é equilibrar os cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira) ao longo dos ambientes usando um gráfico que chamamos de Baguá. O Baguá divide a edificação em áreas que conversam com a vida de quem mora ou trabalha ali através de diversas áreas do nosso cotidiano.

Para além das influências energéticas para o qual foi criado, o Feng Shui também ensina aos profissionais de arquitetura muito sobre conforto e pertencimento do usuário. Tendo como base o programa de necessidades que já usamos com nossos clientes, uma consultoria de Feng Shui envolve questões ainda mais subjetivas e profundas como sentimentos e relacionamento das pessoas que moram na mesma casa. Mesmo que para você a questão energética não seja importante, é inegável que fazer com que o seu cliente se posicione como dono daquele local é importante. Entregar para o cliente mais do que um ambiente digno de ser compartilhado no pinterest, mas também um lugar que lhe traga conforto emocional e lhe conecte com o que tem de mais importante pra ele, seja em que área da vida for.

Algumas profissionais já fazem link entre os princípios do Feng Shui e a Neuroarquitetura, uma vez que em ambos os casos defende-se que o ambiente construído tem ligação direta com nossas percepções cerebrais. Logo, os elementos presentes em um ambiente, sejam eles móveis ou objetos decorativos, influem diretamente no comportamento das pessoas através dos estímulos sensoriais.

Uma consultoria de Feng Shui é única. Elementos trabalhados para uma família com certeza serão trabalhados de maneira totalmente diferente do que será trabalhado para outras. Entender isso envolve tempo, estudo e prática. Mas abrir a cabeça para a sabedoria de um estudo milenar você pode começar agora mesmo.

Referências

WYDRA, Nancilee. Feng Shui, o livro das soluções. 11ª Edição. São Paulo: Editora Pensamento, 2020.

OCCHIALINI, Silvana Helena. FENG SHUI – O poder de atrair harmonia e prosperidade. 1ª Edição. São Paulo: Editora Benvirá, 2015.

Como Citar essa Matéria
MARANHÃO, Jade. O Feng Shui é para mim ou para meus clientes?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 9 de dezembro de 2020. Interiores. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-feng-shui-e-para-mim-ou-para-meus-clientes/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *