Arquitetas Invisíveis O intuito é apresentar, divulgar e homenagear o trabalho de diversas mulheres que passam pela história da arquitetura mundial
Você que é estudante ou profissional da área, consegue citar cinco nomes de grandes arquitetas que estudou na faculdade? Só vale mulheres! Consegue me dizer as cinco que você mais admira? Que te serve de referência. Se chegou nesse número teve que pensar um bocado, com certeza. Mas e se a pergunta fosse sobre cinco grandes arquitetos que você estudou na faculdade, seria mais fácil né?
A questão de gênero é flagrante na sociedade atual, e não precisa procurar muito para entender que também alcança a arquitetura. Alunas da FAU UnB perceberam isso e montaram o coletivo Arquitetas Invisíveis.
O intuito é apresentar, divulgar e homenagear o trabalho de diversas mulheres que passam pela história da arquitetura mundial levantando a questão: por que muitas delas ainda são invisíveis? Contribuem para mudar esse quadro tentando ampliar o repertório dos estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo divulgando a vida e obra de arquitetas nem sempre lembradas pela história, além de provocar a discussão sobre gênero no meio acadêmico e profissional.
Além do site, que deve ser parada e referência obrigatória para todos os estudantes de arquitetura, o projeto conta com publicação própria em formato de revista que já está na sua segunda edição discutindo gênero no campo da arquitetura e áreas relacionadas. A ideia é uma nova edição da Revista Arquitetas Invisíveis por ano, com edital aberto ao público.
Ainda tem muito o que se discutir e avançar quando as questões são sobre gênero, e é um respiro saber que tem quem esteja contribuindo para tornar as coisas melhores.
Todas as imagens coletamos no site do coletivo Arquitetas Invisíveis
Como Citar essa Matéria
MARANHÃO, Jade. Arquitetas Invisíveis. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 27 de novembro de 2017. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/arquitetas-invisiveis>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]