Arte por Artista – Um recorte da produção artística no Ceará
Artistas falando acerca dos seus processos, produções, temáticas, verdades e almas

“O artista não é nada sem o dom, mas o dom não é nada sem o trabalho”
Émile Zola

A frase do escritor francês reflete a labuta diária dos artistas em que o projeto Arte por Artista se debruça nesta publicação. São Artistas que transitam pelo fazer artístico na pintura a óleo e acrílica, aquarela, gravura, mix-media, desenho, mosaico, música e poesia e que, por vezes, tem sua arte mesclada com outros ofícios, tais como arquitetura, docência, medicina ou teologia. Essa formação mista tende a permitir uma fusão das vivências nos diferentes ofícios, promovendo uma interação cujos resultados são apresentados nas suas produções artísticas. 

Os caminhos de quem trabalha com arte são múltiplos, mas possuem a criação na sua essência. A arte surge a partir dos processos criativos de quem não tem medo de errar, e de quem está intimamente conectado com o seu fazer. Tem-se que se permitir à arte existir!

“Repetir, repetir – até ficar diferente”
Manoel de Barros

O projeto Arte por Artista desenvolve-se a partir de uma curadoria e efetivação de convites a artistas, quando são articulados o discurso dos próprios artistas acerca dos seus processos, produções, temáticas, verdades e almas.  Adentrem um pouco no universo de cada um. 

Ana Débora Pessoa

Assistente Social | Artista Plástica

É artista com formação em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da UFMG. Cearense, atualmente vive e trabalha em Fortaleza mas já morou em Belo Horizonte, Lisboa e tem forte relação com a cidade de Viçosa, no Ceará. De todos esses lugares e culturas carrega consigo afetos, cores, cheiros, sabores e inspiração que se manifestam no seu trabalho.

“Procuro criar imagens de uma forma fluida, leve, mas forte e determinada. Busco insistentemente no meu trabalho por beleza, delicadeza, leveza e equilíbrio. Nessa série estou falando de dores, mas me expresso através do Amor”.

Enquanto artista, ela alimenta o desejo de traduzir para a arte sua percepção sobre as coisas, transformando a realidade a partir de um ponto de vista amoroso, acolhedor, sensível e poético.  A temática floral é particularmente de seu interesse e lhe traz forte identidade artística, na qual vem em constantes pesquisas e que, por meio da cor, das formas, das linhas e das manchas vem lhe trazendo uma liberdade de discurso com toda a verdade que lhe é inerente.

“Há flores por toda parte para aqueles que querem vê-las”.  

Matisse

Betocello 

Teólogo | Poeta | Artista Plástico

Natural de Jaguaribe/CE, em sua trajetória pelas artes plásticas tem obras premiadas no Estado do Ceará. Atualmente faz parte do Coletivo Vestigium, com sede na galeria Vestigium ArtGallery E organiza trimestralmente o Sarau Lítero Musical, que acontece na abertura das vernissages das exposições de artes visuais. Acredita no diálogo cultural, na diversidade de expressões para compartilhar dúvidas, sonhos e dificuldades da realidade artística.

“Meu compromisso é com a arte que perpassa e constrói meu trabalho para colorir a realidade com imaginação”.

Cícero Spin 

Médico | Artista Plástico

Um médico e artista brasileiro autodidata de mix-media pop com paixão pela beleza, por paletas de cores de alto contraste, ilusões de ótica, códigos, cifras e cultura pop.

  “I dream cool things awake”.

A arte de Cícero Spin pretende expressar e compartilhar sua visão da realidade da vida, seus sentimentos em relação a outras pessoas e a si mesmo, carregados de suas próprias idiossincrasias, muitas vezes transitando rápida e repetidamente entre extremos, seja em uma única obra de arte ou entre diferentes obras ou séries, por exemplo oscilando de um retrato foto-realista a uma representação abstrata de rostos e corpos de pessoas, flertando com as linguagens artísticas do surrealismo, pop e arte de rua. Seus trabalhos são feitos principalmente por meio de stencil art, tintas acrílicas e spray, técnicas de desenho automatizado (algoritmos e cnc) e colagens, mas às vezes por software de arte digital e manipulação digital de fotos, muitas vezes misturadas com as outras técnicas, ou criando seus próprios processos, como nas peças “cicerotone “… Suas obras fazem parte de coleções particulares no Brasil, França, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Itália, Israel e Canadá.

Edmar Gonçalves

Cantor | Compositor | Artista Plástico.

Tendo completado 35 anos de carreira, Edmar começou a desenhar com lápis, porém quando estava programado para começar a usar a tela, seu pai foi transferido de seu posto no trabalho e a família se mudou-se para Fortaleza, capital do Ceará. Desde então Edmar se desenvolveu de forma autodidata, buscando novas técnicas e formas de expressar a sua arte. Edmar atua em várias vertentes das artes plásticas, pintando desde o Paisagismo, passando por Natureza-morta, Nus, Regionalismo brasileiro, Abstrato, Surrealismo, Nanquim, para culminar em sua obra-prima, a fase Guerreiros do Arco-íris.

“Sigo minhas duas paralelas de luz: a Música e as Artes Plásticas”. 

Eduardo Eloy

Professor de Gravura e Materiais Artísticos| Artista Plástico

Artista visual brasileiro, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage RJ, MAM RJ, Fundação Calouste Gulbenkian RJ.  Vive e trabalha em Fortaleza, onde é professor de gravura e materiais artísticos dedicando seu conhecimento em arte na formação de jovens artistas e montagens de atelier de gravura, como a Oficina de Gravura do Museu de Arte da UFC – MAUC, e o Atelier de Gravura da Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu Sobrinho, dentre outros.

“O meu trabalho tem como foco as artes gráficas interrelacionadas à interferências do desenho, pintura, entre outros meios”. 

Francisco Bandeira

Arte Educador | Fotógrafo | Jornalista |Artista Plástico

Gravador, desenhista, pintor, fotógrafo, arte-educador e jornalista. Graduado em Pedagogia e pós-graduado em Arte-Educação. Estudou gravura com Carlos Martins, Nauer Spíndola e Mariana Quito. Professor de fotografia na Faculdade Nordeste (FANOR). Ministra cursos de gravura na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e para diversas instituições. Responsável pela Oficina de Gravura Mestre Noza do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Tem uma produção intensa e instigante na gravura experimental.

“Eu gosto da experimentação na Gravura. Utilizo as tramas do coqueiro e rendas sobre o PVC, o resultado é uma matriz em relevo que é obtido a partir da passagem do material pela prensa”. 

Gerson Ipirajá

Professor de Gravura |Artista Plástico

O seu encontro com a arte foi após a sua mudança para Aracati-CE, mas desde sua tenra infância teve o contato com a arte, pois sua mãe desenhava moda e seu pai era desenhista técnico de arquitetura. O desenho era uma constante no convívio familiar.  Com a morte de sua mãe, essa convivência com o desenho ficou menos intensa, mas continuou acompanhando seu pai em seu ofício. 

Aos 17 anos, assume Aracati como sua morada por dez anos e inicia seu envolvimento com o universo cultural e artístico, quando conhece o artista Zé Tarcísio, e logo passa a colaborar em seu ateliê dando os primeiros passos na xilogravura. A convivência nesse meio artístico lhe encantou e foi nesse momento que teve a certeza que esse seria o seu caminho.  Nesse mesmo período envolve-se também com o movimento teatral da cidade realizando cenografia e adereços para espetáculos. 

“Ser artista é exercer a teimosia”.

A arte passou a ser a missão de sua vida e não apenas uma profissão. Está sempre em busca dos processos construtivos de uma obra que tem a ancestralidade como pesquisa constante. Vive e trabalha em Fortaleza onde também é professor de gravura na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.     

“O êxito é mais importante que o sucesso”.

Mano Alencar

Poeta | Compositor |Artista Plástico

“‘Sou um grande quadro, minha própria pintura poeticamente musical a captar olhares ou lares de talvez paredes frias. Sou a fantasia do meu lado criança que jamais tirou os olhos do céu. Dentro de mim a criação é mágica como o tempo, como a noite sem luar e assim voo no meio de tudo colorindo a vida”.

Poeta, compositor e artista plástico autodidata, que trabalha com desenho, escultura e pintura. Mano Alencar nasceu em Juazeiro do Norte, Região do Carir cearense. Desde a infância, adorava o desenho e a pintura. Com uma formação autodidata, realizou seus primeiros trabalhos na cidade de Sobral/CE. Em 1974, transfere-se para Fortaleza, para conquistar a capital com a sua arte. Um artista de pinceladas carregadas de emoção e que fazem o espectador mergulhar em sua obra e aventurar-se nos seus sentimentos. 

“Meu trabalho é expressionista abstrato de uma corrente que segue para o radical. Trabalho com paisagem urbana já há algum tempo e nesse trabalho eu retrato temas bem atuais, situações do dia a dia. Minha pintura sempre absorve os fatos e a minha matéria prima é a emoção”

Nicia Bormann

Arquiteta | Paisagista | Artista Plástica

O seu namoro com a arquitetura começou aos 17 anos, por influência de um tio que era arquiteto. O desenho sempre fez parte de sua vida: desenhar era uma necessidade! Mas foi na faculdade de Arquitetura que começou a sua relação e o seu encanto com a aquarela. O seu amor pela aquarela acompanhou a sua paixão pela arquitetura.

“Sou, antes de mais nada, arquiteta. Me especializei em Paisagismo e a partir daí vieram as minhas interações com a paisagem e com a vegetação”. 

Incorporou o fazer da gravura em metal devido ao sentimento de despedida que sentia com a partida das suas aquarelas.  Para compensar a saudade de  suas obras em aquarela, a gravura foi uma ótima solução, pois permite fazer múltiplos.

“Nunca vi a arte como uma carreira”. 

Em Fortaleza, retornando após 17 anos em Brasília – onde se dedicou em especial à gravura em metal e teve excelentes mestres, como Leda Watson e Marília Rodrigues, encontrou três aquarelistas:  Cecília Bichucher, Maria Tereza e Zeina Romcy, que também trabalhavam com a gravura. Essa interação lhe trouxe grande aprendizado e lhe permitiu voltar às suas origens.  

Hoje pertence a um grupo que se originou em seu próprio Atelier e assumiu o nome do seu escritório de Arquitetura e Paisagismo: Oicos.  Assim nasceram os Oicosadores: Cecília Bichucher, Cláudio Quinderé, Ignes Fiuza, Túlio Paracampos, Vera Dessart, Vera Sampaio e Wilson Neto.

 Ricardo Fernandes

Artista Plástico

Aos 11 anos começou a desenhar e aos 19 começou a ter aulas de pintura com o artista Cairo, conhecido por abordar em suas obras, os bares e feiras da cidade de Fortaleza. Aos 28 começou a trabalhar com mosaico e teve o artista Valber Benevides como professo de artes.

“Arte é tudo aquilo que nasce na alma de alguém, se materializa em sua produção, para tocar na alma de outra pessoa”.

 

A observância nos trabalhos dos artistas descritos acima lhe fez perceber a beleza e multiplicidade da arte.

“A obra de arte é o resultado feliz de uma angústia contínua”.
Carlos Drummond de Andrade

 

O projeto Arte por Artista foi idealizado por Andréa Dall’Olio e segue o seu caminho, espalhando sementes de arte. Acompanhe as próximas ações no Instagram, Youtube e Facebook: @arteporartista; e sintam-se à vontade para nos dar sugestões. 

Curadoria e texto: Andréa Dall´Olio

Como Citar essa Matéria
DALL'OLLIO, Andréa. Arte por Artista – Um recorte da produção artística no Ceará. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 28 de agosto de 2020. Arquitetura. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/arte-por-artista-um-recorte-da-producao-artistica-no-ceara/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

Andréa Dall’Ollio
Arquiteta e Urbanista
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC, em 2001 e Mestre em Ciências da Cidade pela Unifor em 2019. Desde então, trabalho em escritório próprio, desenvolvendo projetos de arquitetura e design e há 05 anos tive a coragem de me assumir como artista visual.
Andréa Dall’Ollio on FacebookAndréa Dall’Ollio on Instagram

Andréa Dall’Ollio

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC, em 2001 e Mestre em Ciências da Cidade pela Unifor em 2019. Desde então, trabalho em escritório próprio, desenvolvendo projetos de arquitetura e design e há 05 anos tive a coragem de me assumir como artista visual.

One thought on “Arte por Artista – Um recorte da produção artística no Ceará

  • 02/09/2020 em 10:22 pm
    Permalink

    Sou contista e escrevo poesias. Tenho uma página no Facebook “Contos e poesias para quem gosta. Gosto de pintar é fotografar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *