A arte urbana e rebelde de Banksy A linha entre vandalismo e arte é traçada com a intenção clara de zombar da autoridade
A pessoa por trás de Banksy é um mistério, mas seus trabalhos são conhecidos pelo mundo todo. Como pode um artista sem rosto ter tanta identidade? Abusa de uma arte de rua satírica, subversiva e cheia de humor negro usando técnicas como grafite e estêncil em espaços públicos pelo mundo.
O inglês iniciou sua carreira polêmica no início da década de 90 na cidade de Bristol, localizada no sudoeste da Inglaterra. Segue sendo representado em diversos eventos de arte, congressos, exposições e feiras mesmo nunca tenha participado pessoalmente em qualquer ocasião.
O mistério que ronda essa figura faz parte do charme, fato. A linha entre vandalismo e arte é traçada com a intenção clara de zombar da autoridade, do poder e do sistema vigente. Os temas de suas obras passeiam entre as polêmicas políticas e sociais tais como guerra, consumismo, imperialismo e existencialismo. Também critica as fraquezas humanas, o tédio, desespero, alienação… Banksy quer que você se pergunte: o que importa? E antes de responder, você vai ter concordado e se identificado com ele.
Escolhemos aqui algumas obras, das que mais nos fazem parar e pensar como esse artista propõe. O que elas provocaram em você?
Como Citar essa Matéria
MARANHÃO, Jade. A arte urbana e rebelde de Banksy. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 22 de novembro de 2017. Arte e Design. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/arte-urbana-e-rebelde-de-banksy>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]