Bioconstrução – Casa PAS

Nossa história começa do pó da terra, se esconde em meio as pedras e se abriga de baixo de madeiras. Esses elementos naturais estão sempre presentes a nossa volta, quer seja nos pisos, nas paredes, ou no teto. Já construímos casas, mercados, museus, e até catedrais com dezenas de metros com eles, e de uma forma ou de outra eles sempre serão parte das nossas construções. Eu venho falar exatamente sobre esses materiais e outros de origem natural de uma forma que poucos conhecem, mas que certamente nossos avós já tiveram contato um dia, venho falar sobre bioconstrução.

 Bioconstrução significa construção biológica, natural, orgânica, uma construção que tem como fundamento os materiais locais que na maioria das vezes é parte da natureza em volta. A bioconstrução visa promover uma edificação saudável que não faz mal aos seus ocupantes, que preserva a natureza e geralmente assume formas orgânicas, o que torna a edificação mais em uma obra de arte do que um edifício “frio” como vemos hoje em dia. Dentro do movimento existem pessoas conservadoras que irão poder falar que bioconstrução é “100% natural”, mas na prática a historia é um pouco diferente, então resolvi colocar aqui o meu conceito de bioconstrução a partir de uma obra que estamos construindo na cidade de  Aquiraz, Ceará, chama Capa PAS (Protótipo de Autoconstrução Sustentável).

A Casa PAS é um protótipo que visa demonstrar entre outras coisas diferentes técnicas disponíveis com materiais de baixo impacto como paredes de Adobe, tijolo de terra crua com fibra secada na sombra ou no sol dependendo do clima, Tijolo de Solo-Cimento (Tijolo Ecológico), composto por terra e uma pequena quantidade de cimento e compactado por máquina hidráulica ou manual, Cordwood (parede de lenha), construção com toras de madeira reaproveitadas e massa de barro com fibras longas. Entre outras técnicas estão o ferrocimento, a laje da caixa d’água que foi armada com bambu, madeira de reflorestamento na coberta, etc.

construção Casa PAS
Processo de construção da Casa PAS

 

A bioconstrução não se apropria do uso de materiais reciclados ou reutilizados com frequência, mas a meu ver é o material de construção do futuro. O “lixo” é abundante em qualquer sociedade nos tempos modernos, e como nos ensina a Permacultura, “O problema é a solução”. Por isso incorporamos na nossa bioconstrução materiais como garrafas, pneus, madeira plástica, telhas de Tetra Pak, baseados no arquiteto Michael Reynolds, nossa maior inspiração para construir a Casa PAS, com seus Earthships.

Quer conhecer mais?  Visita nosso Instagram e a Página do Facebook e vem visitar, também, a Casa PAS, você é bem vindo nos nossos mutirões e oficinas. Aproveita que vamos ter uma esse fim de semana, dias 19 e 20 de Maio, se inscreve lá!

Projeto Batente
Plataforma online que alcança desde o estudante aos grandes arquitetos, promovendo diálogo e debates, servindo de ponte entre eles e futuros projetos agregando informações para a construção de projetos arquitetônicos e urbanísticos além conhecimento sobre os profissionais desse ramo e todos as áreas que trabalham em conjunto.

Projeto Batente

Plataforma online que alcança desde o estudante aos grandes arquitetos, promovendo diálogo e debates, servindo de ponte entre eles e futuros projetos agregando informações para a construção de projetos arquitetônicos e urbanísticos além conhecimento sobre os profissionais desse ramo e todos as áreas que trabalham em conjunto.

3 thoughts on “Bioconstrução – Casa PAS

  • 19/05/2018 em 1:08 pm
    Permalink

    Excelente projeto. Que bom que vocês estão divulgando esta iniciativa.👏👏👏👏👏

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *