Boa concorrência na Arquitetura Manter a boa relação com colegas é fundamental para poder ter um suporte.
Já teve a sensação de estar pegando menos projetos que aquela amiga que se formou junto com você, e você se pergunta: “porque ela e não eu?” Ou perdendo a concorrência para aquele outro escritório já bem conhecido da cidade, e você pensa: “só porque teve mais oportunidades e está localizado em um prédio mais legal que o meu”? E no final das contas você conclui: “preciso ficar de olho nas(os) minhas(meus) concorrentes”. Essa disputa que existe entre profissionais de arquitetura, urbanismo e design de interiores foi alimentada na própria universidade, quando fechávamos o computador quando alguém se aproximava e perguntava sobre seu projeto (quem tiver depoimentos, por favor, compartilhem conosco nos comentários).
Olhar para o colega, ver o que está fazendo e quais os últimos projetos, é uma ótima estratégia para sentir como está o mercado de nossa profissão, quais as demandas que mais estão surgindo, onde está havendo oportunidade de atuação e, assim, você poder lançar o que você tem a oferecer. Aquele escritório que está tendo seu trabalho reconhecido e representando o Ceará nas Bienais Internacionais, regula o foco para o Ceará e o Nordeste, quando se fala de potencial e valores de projeto. Todos estes elementos podem ser termômetros para você.
Nossa profissão é dinâmica, as referências de projetos são muitas e nossa atuação pode mudar. Por esse motivo, é bom nos cercar por uma rede de colegas quando você iniciar uma transição dentro dos serviços oferecidos. Um exemplo prático: pra quem nunca fez uma reforma em uma fachada de uma casa, pode não saber se precisa aprovar na SEUMA ou Regional. Você sabe? Ou quando você vai fazer um processo de regularização fundiária, você não sabe ao certo como proceder e o que você precisa entregar. Ou ainda, quando você está pensando em fazer mestrado ou doutorado, quem você procura para saber como é o passo-a-passo (além do google)?
Manter a boa relação com colegas (de faculdade e de profissão) é fundamental para poder ter um suporte. Nosso cenário profissional passa atualmente por uma maior valorização, no qual a sociedade está tendo acesso sobre a função de uma profissional de arquitetura e urbanismo, qual o objetivo de um projeto, e, principalmente, que “aquele papel cheio de linhas” é importante. Por isso que precisamos nos unir como categoria profissional e lutar para que cada vez mais a população saiba porquê contratar uma arquiteta urbanista.
E quem sabe, quando aquela sua amiga que estava pegando muitos projetos precisar de ajuda, ela não lembre de você. Futuras parcerias podem surgir e você poderá ter a oportunidade de trabalhar em projetos que, sozinha(o), você não faria tããão cedo!
Como Citar essa Matéria
LADRILHO, Escritório. Boa concorrência na Arquitetura. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 25 de outubro de 2019. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/boa-concorrencia-na-arquitetura/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Pingback: 5 Dicas para quem está começando a profissão de arquitetura e urbanismo | Projeto Batente