Briefing: Para otimizar a produção de projetos
O ponto de partida no processo criativo do projeto arquitetônico.

O briefing é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento de um bom projeto. Ele é a base para o Arquiteto saber o ponto de partida no processo criativo, nas soluções técnicas e na compreensão dos gostos do cliente. O briefing é o conjunto de perguntas que devem ser feitas na prospecção do cliente e após o ato da contratação. Sim, o ideal que sejam feitos dois briefings.

O primeiro deve ser feito no contato inicial com o cliente, antes mesmo da primeira reunião. Pois a partir desse, será entendido qual vai ser o tipo de projeto (arquitetônico, reforma, interiores), qual o tipo de edificação (casa, apartamento, prédio), qual o uso (residencial, comercial, institucional), entre outras perguntas que irão direcionar para o próximo briefing.

Este primeiro não precisa ser muito extenso, apenas o suficiente para a compreensão geral do que o cliente deseja. Também vai filtrar, se esse possível cliente está dentro do seu público alvo de atendimento.  Como também, é importante uma sondagem de quanto o cliente pretende investir, pois a partir disso irá facilitar a elaboração da proposta de orçamento e até mesmo o fechamento de contrato, pois você terá como argumentar melhor na negociação.

É uma oportunidade de conhecer o possível cliente, em que poderá identificar características de tipos de cliente, pois alguns só querem fazer leilão, adquirir conselhos gratuitos, que está interessado só em descontos. A intenção desse briefing inicial é também para selecionar os bons clientes que tem propósitos alinhados com o do escritório.

Após o escritório ter sido contratado, deverá ser feito o segundo briefing, esse deve conter perguntas específicas, detalhadas e ficar alerta para as respostas nas entrelinhas. Após isto, deverá ser feito a análise das informações, para serem tomadas boas decisões.

Nesse caso é interessante ter vários formulários que orientarão cada tipo de projeto, caso o seu escritório atenda só um nicho específico, seu questionário com certeza deverá ser rico e preciso na coleta de informações devido a experiência no mercado.

As perguntas devem ser estratégicas, como por exemplo: sobre as sensações, sonhos para aqueles espaços, faça-o descrever como ele se imagina dentro do sonho concretizado. Veja também, quais são as expectativas, o escopo de trabalho, programa de necessidades, preferência de estilo e cor (utilize imagem de referências), além de perguntas mais especificas como de mobiliário, eletrodomésticos, iluminação, materiais.

Com boas questões, você também irá averiguar a possibilidade para oferecer outros serviços como: assessorias de compras, gerenciamento de fornecedores, projetos complementares, gerenciamento, cronograma e orçamento de obras. Um diferencial podem ser os questionamentos sobre as necessidades emocionais do seu cliente, quais os medos, angústias para que através do seu serviço você passe segurança e boas possibilidades para o desenvolvimento do projeto.

Há diversas vantagens em ter briefing nos processos do seu negócio, o principal deles é o ganho de tempo e mais assertividade no que seu cliente sonha. Com isso, o ato de projetar será mais otimizado e irá possibilitar mais tempo para estudos, inovação, captação de novos clientes e o melhor: diminuição de retrabalhos advindos da não compreensão dos desejos e expectativas.

Outra ótima vantagem de fazê-lo, é saber quanto tempo o escritório precisa para realizar o serviço, como vai se organizar com outras demandas existentes. Entender o nível de exigência do cliente desde o princípio, fará com que o arquiteto se prepare e evitar situações indesejadas como ficar refém do cliente. Vai também servir como base para melhor precificar o projeto.

Porém, quando o briefing é mal feito ou nem existe como processo no seu negócio, pode ocasionar em retrabalhos, perca de dinheiro e de tempo e desgaste desnecessário na relação entre cliente e profissional. Um briefing bem estruturado é uma ferramenta poderosa de vendas e de obtenção de bons projetos.

Como Citar essa Matéria
JORGE, Cida. Briefing: Para otimizar a produção de projetos. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de julho de 2020. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/briefing-para-otimizar-a-producao-de-projetos>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Cida Jorge
Arquiteta e Urbanista
Recém-formada arquiteta e urbanista, é esforçada e organizada. Como boa pisciana tem a imaginação fértil, porém leva tudo para o lado emocional. Acredita no poder da transformação que a arquitetura pode fazer nos espaços e na vida das pessoas. Ama viajar e participar de eventos que envolvem arquitetura, como também conversar e compartilhar conhecimentos. Planejar, marcar datas, fazer contas e check-lists é com ela mesma. Não sabe ficar quieta, sempre muita ativa e criando novas coisas para fazer.

Cida Jorge

Recém-formada arquiteta e urbanista, é esforçada e organizada. Como boa pisciana tem a imaginação fértil, porém leva tudo para o lado emocional. Acredita no poder da transformação que a arquitetura pode fazer nos espaços e na vida das pessoas. Ama viajar e participar de eventos que envolvem arquitetura, como também conversar e compartilhar conhecimentos. Planejar, marcar datas, fazer contas e check-lists é com ela mesma. Não sabe ficar quieta, sempre muita ativa e criando novas coisas para fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *