Cores da Favela
As favelas já fazem parte da paisagem de várias e o termo é utilizado pela grande massa da sociedade

O termo “favela” gera certo desconforto em algumas pessoas, a não substituição pela palavra “Comunidade” dá abertura à várias discussões sobre qual seria a definição correta a se usar. Esse artigo não tem o objetivo de entrar nesse debate. Não vou e nem quero aplicar aqui a discussão de onde existe estrutura, saneamento e possibilidades, enfim, a questão aqui é outra.

As favelas já fazem parte da paisagem de várias, e se não todas as cidades brasileiras, e esse termo é sim, utilizado pela grande massa da sociedade. Vendo que essa característica já se tornou tão popular, foi que escolhi por hora utilizar e enfatizar o termo FAVELA.

Como trabalho com design gráfico à cerca de 10 anos, combinações de cores, análises de concepções de ambientes, sejam elas, espontâneas ou pensadas, se tornou um hábito quase que rotineiro pra mim. Passei a extrair de imagens que me chamavam atenção suas paletas de cores, identificar quais as que mais se destacam, definir se são cores quentes ou frias e quais as sensações que elas transmitem.

Ao vir morar em Fortaleza, de dentro do ônibus mesmo, via algumas favelas, e achava superinteressantes as cores que ali existiam, saber que elas foram dadas pelos próprios moradores, e ver que a singularidade, de gostos e estilos transformados em cores fazia com que aquele lugar tivesse uma identidade única. (E Como eu amo esse nome: pluralidade, como eu amo ver um coletivo trabalhar em algo que é deles e pra todos).

Selecionei 10 fotos de Favelas aqui de Fortaleza, e identifiquei quais as cores expressadas em cada uma e o resultado me foi amável, confira:

Traduzir a “Temperatura” de um lugar, o sentimento ali posto, a alegria expressada em cores e as características de uma comunidade, me faz bem. (Aqui sim utilizo o termo “comunidade”, mas não por definir um lugar, e sim o Comum, o coletivo, o grupo, e as pessoas). Ler um lugar em sua poesia, entender quais os sentimentos existentes e reler com um âmbito mais social e pessoal não é apenas romântico, é JUSTO. A Favela tem sim suas cores, tem vida, e tem características que além de coloridas, são lindas.

Como Citar essa Matéria

LIONN, Ricardo. Cores da Favela. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 24 de janeiro de 2018. Arte e Design. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/cores-da-favela>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Ricardo Lionn
Arquiteto e Urbanista
Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala.

Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.
Ricardo Lionn on FacebookRicardo Lionn on Instagram

Ricardo Lionn

Leonino de astros, alma e nome social. Cearense de Sobral, senso estético impecável, fera em maquetes físicas. Neto da dona Lucinda, trabalha com design gráfico e tem a criatividade o tempo todo em ponto de bala. Conhece todo mundo, e se não conhecer vai ficar conhecendo. Tá pronto pra cervejinha a qualquer hora, pra pegar no pesado também. Vê o lado bom de qualquer situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *