Ecodesign
Nas últimas semanas venho tendo uma percepção maior sobre o consumo de plástico na minha vida e como, querendo ou não, estou me afundando em sacolas plásticas, canudos, papel filme e outros produtos que são embalados por esse material. Mas foi depois de fazer uma leve pesquisa, onde muitos jornais informavam que teríamos mais detritos de plástico nos oceanos do que peixes em 2050, que comecei a ficar bastante preocupada. Eu que já detesto ir ao supermercado e voltar com aquele monte de sacola plástica, que vão ficar só acumulando e ocupando um espaço desnecessário na minha casa, passei a procurar por alternativas e me deparei com o ecodesign.
Mas o que é ecodesign? Então, pelo Ministério do Meio Ambiente significa o seguinte:
“É todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida.
Ecodesign é uma ferramenta de competitividade utilizada pelas empresas nas áreas de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno quanto externo, atendendo novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.”
Uma das muitas vantagens do ecodesign é o prolongamento do uso do produto que acaba reduzindo custos o consumo de matérias-primas, principalmente as não-renováveis, o que é maravilhoso para o consumidor ou cliente que esteja construindo.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre ecodesign, separei para você conhecer duas empresas que trabalham com isso. Olha só:
Tati Guimarães – Ciclus
Brasileira que mora em Barcelona desde 1998, a designer é uma das pioneiras do ecodesign e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho que traz um conceito de “sustentabilidade emocional”.
Papel Semente
Empresa criada em 2009 que produz papel artesanal, ecológico e reciclado que contém sementes de flores ou hortaliças e temperos que podem ser plantados após o seu uso. Eles fabricam tanto o papel sem impressão quanto com, na forma de flyers, cartão de visita, embalagens, etc.
Ecodesign é uma atividade que nos dias de hoje ainda encontra algumas barreiras e dificuldades de se propagar na melhor maneira para que a nossa pegada ecológica diminua, mas agora que você já conhece melhor e sabe que é possível trabalhar de forma sustentável, que tal dá uma chance para novas alternativas tanto no seu dia a dia de trabalho e estudos quanto nos seus projetos?