Ensino de BIM: compartilhando conhecimento Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - building information modelling ou modelagem da informação da construção
Em novembro de 2019, aconteceu em Fortaleza o II ENEBIM (Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM – building information modelling ou modelagem da informação da construção). O evento descreve o ENEBIM como “o encontro nacional que tem reunido professores, pesquisadores, instrutores e consultores para compartilhar experiências didáticas, desenvolvimento de conteúdo e planejamento da incorporação do BIM em treinamentos, especializações e nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil”. Nos três dias do encontro, houve intensa troca de experiências sobre o ensino de BIM tendo sido apresentados 57 trabalhos (ver figura 1).
O meu trabalho Ensino do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo: integração de disciplinas e interesses discentes apresentou a prática na disciplina Modelagem da Informação da Construção (MIC), do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, onde cada aluno deveria modelar um edifício autoral desenvolvido, preferencialmente, na disciplina projeto arquitetônico 2 (PA2) que ocorre simultaneamente à disciplina MIC, visando a integração das disciplinas. Os discentes relataram benefícios da visualização tridimensional e bidimensional de forma simultânea no processo de projetação, identificando e solucionando problemas de compatibilização, modulação estrutural, funcionalidade, topografia e questões plásticas (ver figura 2).
Foi aplicado um questionário onde foi perguntado quais softwares os alunos possuem mais habilidades e quais teriam mais interesse em se aprofundar. Foram coletadas 78 respostas. O resultado revelou que ainda há um forte interesse dos alunos quanto à representação gráfica de apresentação do projeto (ver figura 3). Mas vale ressaltar que o BIM vai muito além da representação e expressão arquitetônica!
Sobre os demais trabalhos do ENEBIM, irei destacar, neste artigo, três (porque não há espaço para falar de tudo que foi apresentado!). Na verdade, recomendo que vejam todos os pôsters aqui.
O primeiro é o CURSO DE INTRODUÇÃO AO BIM: experiência realizada pelo GEBIM na UFSC que abordou as questões de competência, integração e colaboração no processo de projeto, com metodologias variadas de aprendizagem. O segundo é o Project-led Education no ensino de BIM que aplicou uma metodologia de ensino e aprendizagem ativa, chamada Aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares ou Project-Led Education (PLE). E, por fim, a palestra do Prof. Dr. Daniel Cardoso apresentando a evolução de paradigmas BIM para a concepção de projetos e suas influências no ensino e as pesquisas do LED-UFC.
Para quem não pode participar do II ENEBIM, recomendo ver o anais do evento e, quem sabe, se programar para o próximo!!!
Como Citar essa Matéria
PINHEIRO, Kelma. Ensino de BIM: compartilhando conhecimento . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 17 de fevereiro de 2020. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/ensino-de-bim-compartilhando-conhecimento>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]