Glossário básico da iluminação: termos essenciais.  Alguns termos essenciais da iluminação que todo arquiteto precisa conhecer para uma especificação adequada nos seus projetos.
Read Time:4 Minute, 27 Second

Glossário básico da iluminação: termos essenciais.
Alguns termos essenciais da iluminação que todo arquiteto precisa conhecer para uma especificação adequada nos seus projetos.

0 0

Que sensação estranha, mas maravilhosa, é poder voltar a escrever para o Projeto Batente. Minha última matéria foi há tanto tempo que até preciso pegar o jeito novamente.

Ainda bem que voltamos e vida longa ao Batente, pois ainda temos tanto para compartilhar e fazer por aqui.

Bom, nesse meio tempo que ficamos “off” muita coisa aconteceu e uma delas foi que a Iluminação entrou na minha carreira com força e queria compartilhar com todos um pouco do meu conhecimento dessa área da arquitetura que é maravilhosa.

Nós arquitetas(os) bem sabemos que a iluminação desempenha um papel muito importante nos nossos projetos, podendo exaltar o nosso trabalho, influenciando na estética e na funcionalidade dos espaços, quanto interferindo de uma forma negativa nele. Por isso temos que ter um certo cuidado para especificação correta dessa iluminação e como eu sei que toda(o) arquiteta(o) precisa saber e lembrar de várias coisas na hora da elaboração e detalhamento do projeto arquitetônico ou de interiores, eu separei um pequeno glossário dos termos mais importantes da iluminação que vão te ajudar a fazer escolhas mais assertivas de luminárias para o seu projeto.

Temperatura de cor – Kelvin (K)

A temperatura de cor é uma medida que aparece especificada em Kelvin (K) e ela vai indicar qual a cor da luz que vai ser emitida por uma fonte de luz. Quanto menor for a temperatura de cor, mais “quente” e amarelada a luz será, já quanto maior for a temperatura, mais “fria” e azulada vai ser a tonalidade da iluminação.

Dentro da iluminação temos três categorias de temperatura de cor e quais sensações essas tonalidades podem transmitir, são elas:

  • Iluminação Quente: tonalidades que variam entre 2000K e 3500K e são mais utilizadas quando queremos criar uma atmosfera acolhedora e relaxante.
  • Iluminação Neutra: temperatura de cor que fica entre 3500k e 4500k e são ótimas para ambientes que precisamos de conforto e que ajude na produtividade do dia-a-dia.
  • Iluminação Fria: cores de iluminação que estão entre 4500k e 6500k. Essas tonalidades trazem a sensação de alerta pois são as que mais estimulam a atenção e foco, porém a sua exposição por muito tempo pode trazer a fadiga.

Fluxo luminoso – Lúmens (lm)

Enquanto a temperatura de cor nos mostra qual tonalidade a fonte de luz pode ter, o fluxo luminoso, que é medido em lúmens (lm), vai dizer a quantidade de luz que aquela fonte é capaz de emitir. Quanto maior for o número de lúmens mais intensa vai ser a luz emitida pela luminária e esse valor pode variar entre luminárias de marcas diferentes e até mesmo na variação de temperatura de cor, mesmo que, nesse caso, não seja uma diferença tão grande quanto pensamos que iluminação quente ilumina menos que iluminação fria.

Índice de Reprodução de Cor – IRC

Já falamos sobre cores, quantidade de luz e agora vou te dizer como ver a qualidade da luz. O índice de reprodução de cor, mais comumente especificado somente como IRC, vai indicar a fidelidade das cores que aquela luminária (fonte de luz) vai ter em relação à luz solar.

O IRC vai ser apontado através de uma escala que vai de 0 a 100, onde 100 indica uma representação perfeita e uma fidelidade maior das cores. Por isso, quanto mais perto de 100 for o índice de reprodução de cor mais próximo temos uma iluminação artificial da luz solar, que é a reprodução perfeita. Dessa forma, quando for escolher luminárias com LED integrado ou lâmpadas de LED dê prioridade nas que indicam um IRC acima de 80-90, pois assim a distorção das cores do seu ambiente não será tão forte.

Índice de Proteção – IP

Por último, vou te falar sobre índice de proteção, que aparecem normalmente só como a sigla IP, e como o nome já diz esse índice vai mostrar qual o nível de proteção que a luminária vai ter contra poeira e água.

Os índices mais comuns que vemos em luminárias são os IP20, IP44, IP65 e IP68. O primeiro número vai indicar a proteção contra sólidos e o segundo vai dizer a proteção contra líquidos. Quanto maior for o número maior é a sua proteção.

  • IP20: tem baixa proteção contra sólidos e não oferece defesa alguma contra líquidos, só podem ser usadas em ambientes internos sem contato com água.
  • IP44: traz uma proteção contra respingos de água, um IP básico para banheiros e varandas cobertas.
  • IP65: é totalmente protegido contra poeira e possui resistência à água, luminárias com esse IP são ideais para áreas externas como jardins, fachadas, etc.
  • IP68: é o maior grau de proteção que um produto/luminária pode alcançar e com esse IP a luminária pode ficar imersa na água por tempo ilimitado. Esse IP é indicado para luminária de piscinas.

Bom, eu trouxe alguns termos que acredito ser essenciais para todos que querem especificar ou escolher a luminária perfeita para o seu projeto. Um pequeno glossário, mas que acredito que já te adianta muito nesse processo e ajuda a entender um pouquinho do mundo da iluminação.

Pois é como eu disse lá em cima a especificação correta da iluminação só traz benefícios tanto estético quanto funcional e sensorial, além de garantir projetos mais eficientes. Gosta desse tipo de conteúdo? Você também pode comentar outros temas da iluminação que queira saber mais que eu vou adorar escrever sobre.

About Post Author

Aryane Lima

Arquiteta e Lighting Designer, Aryane ama compartilhar conhecimentos e é co-fundadora do Projeto Batente. Fascinada por urbanismo e pela interação entre pessoas e espaços, desde 2023 atua na área de Iluminação, sendo encantada pelo poder transformador da luz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
100%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “Glossário básico da iluminação: termos essenciais. </br> <span style='color:#aaaaaa;font-size:20px;'>Alguns termos essenciais da iluminação que todo arquiteto precisa conhecer para uma especificação adequada nos seus projetos.</span>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *