Habitações Sociais – Centre Village
Obra dos escritórios 5468796 Architecture e Cohlmeyer Architecture Limited, a pedido da cooperativa Centre Venture Development Corporation, o Centre Village foi criado após a constatação de uma grande escassez de habitações a preços acessíveis.
Localizado no bairro Central Park, na cidade de Winnipeg no Canadá, o conjunto habitacional foi implantado em um antigo terreno desocupado dos arredores, onde a priori seria previsto a construção de somente seis residências unifamiliares, porém, após o novo zoneamento estabelecido para a região foi possível ampliar o número de habitações para 25 (vinte e cinco) unidades, quantidade mínima de residências exigida pela corporativa, tornando, assim, o espaço em uma micro vila.
Contendo a sustentabilidade do espaço como partido para a construção da micro vila a primeira iniciativa foi a decisão da tipologia dos edifícios de três pavimentos no terreno especificado, pois a grande densidade do espaço por si só não seria uma solução suportável para o comprometimento da qualidade dos espaços.
O projeto veio pela busca da cooperativa e dos arquitetos envolvidos a fim de beneficiar um maior número de famílias, mas sem a perca da qualidade de vida canadense, por isso foram adotados tamanhos de unidades habitacionais de forma que fosse liberado todo espaço que seria subutilizado para a construção de áreas comuns dentro da vila.
Outra solução dada para a melhoria da qualidade de vida dos moradores foi a implantação das entradas e janelas das unidades habitacionais em todos os lados dos edifícios, retirando fachadas sem uso e proporcionando melhor vista e ventilação natural.
Os espaços públicos da micro vila constitui em uma rua compartilhada interna que acomoda todo trafego de pedestre e veicular das habitações e um pátio ajardinado comum que oferece local para todas as interações dos moradores.
A proposta do Centre Village mostra como as habitações, mesmo que pequenas, podem acomodar as necessidades dos seus moradores sem perder a qualidade de vida e o convívio humano, transformando, assim, um espaço árido em um local sustentável e seguro.