Me formei, e agora?
Dicas para começar o seu negócio

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que é muito difícil empreender no Brasil. E é verdade! Por isso, antes de tudo, pense bem! Mais importante do que saber com o quê, é o saber porquê empreender! E para ser bem direto, o quesito financeiro não é suficiente! Será necessário atravessar grandes barreiras e a pessoa que for impulsionada apenas pela ambição financeira, não conseguirá vencê-las.

O melhor é encontrar uma causa! Com clareza sobre ela, você terá força para lutar e vencer as dificuldades em seu caminho. Sendo assim, a dica é colocar uma certa dose de poesia em seus objetivos para poder suportar a dureza da realidade empresarial.

É possível, caros leitores, que vocês tenham o sonho de começar um negócio próprio, de impulsionar e compartilhar seus ideais. E para ser um empreendedor de resultados, é preciso preparar-se para aproveitar as oportunidades que aparecem. Esta preparação passa por planejamento, estudo de mercado, e, sobretudo, por organização. O empreendedor de sucesso é extremamente organizado e sabe a importância de ter sua estrutura sempre pronta para agarrar a oportunidade.

Antes de tudo, arquitetos, é de fundamental importância que esteja ao seu lado, como um grande aliado nesta trajetória, o profissional de contabilidade. A ciência que estuda o patrimônio, não pode ser deixada de lado. Na verdade, o contador irá desenvolver o contrato social da sua empresa e nele auxiliá-lo nas definições dos possíveis regimes tributários que o seu negócio pode ter, separação e dimensionamento de quotas (se houver sócio), encargos sociais e provisão de férias (se houver funcionários), a escolha do domicílio fiscal e outras definições. Até como profissional autônomo é importante entender as implicações que as entradas de valores na sua conta podem causar no seu imposto de renda. Um contador pode ajudar, também, na criação de um plano de negócios realístico. É importante para quem quer iniciar uma empresa reunir a maior quantidade de informação possível, porém muitos subestimam os valores de impostos, depreciação de equipamentos (sim, os equipamentos depreciam e ninguém contabiliza essa despesa), taxas de órgãos de fiscalização (taxa de incêndio, alvará pela prefeitura, etc.), custo de oportunidade do investimento inicial e etc.

Entendendo a importância do contador para o início de uma empresa e para a consolidação do plano de negócios, caminharemos rumo à abertura da empresa propriamente dita. Com a definição do domicílio fiscal, começa a montagem do contrato social. De acordo com Ticiane Parente, sócia diretora da empresa de contabilidade Stima Contábil, para arquitetos, há dois possíveis caminhos para a abertura oficial de uma empresa: o primeiro, o contrato social ser arquivado na junta comercial do Estado, para empresas tipo limitada, e o segundo ser arquivado no cartório de registro de pessoa jurídica, para empresas tipo sociedade simples de profissionais. Esta última oferece o benefício da cota do Imposto sobre Serviço (ISS) fixado. Para entender melhor, você pode checar a alíquota do Imposto sobre o serviço do seu segmento na Secretaria de Finanças do seu Município (SEFIN). O contador, nessa caso, orientará o melhor tipo de empresa com o melhor regime tributário para constar no contrato social e assim definir onde ele será arquivado.

Vale lembrar ainda que no contrato social deve haver informações essenciais a respeito da empresa, como a razão social e o seu objeto. O objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável, de acordo com a moral e a ordem pública, bem como deve ser descrito com precisão e clareza, separando gênero e espécie (ex: gênero serviço – espécie construção). Além disso, o contrato social deve conter o endereço da sede (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade federativa e CEP), tipo jurídico (Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Empresário individual, Microempresário individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI), qualificação dos sócios e de seus representantes, Capital Social (Patrimônio inicial necessário para desenvolvimento de uma atividade econômica e corresponde ao valor do patrimônio dos sócios que serão da empresa).

Depois deste processo, é recebido o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas) da junta comercial ou do cartório, assim podendo registrar a empresa na Receita Federal do Brasil, no que se refere à junta comercial do Estado, o mesmo já possui um convênio com a Receita Federal, então quando é feito o NIRE, automaticamente é produzido a carta de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), tornando-se assim, contribuinte.

Após o cadastro do CNPJ, é necessário ir à Prefeitura, através da Secretaria de Finanças do município solicitar a inscrição municipal da pessoa jurídica. E logo após à Prefeitura, à Administração Regional ou à Secretaria Municipal da fazenda municipal para solicitar o Alvará de Funcionamento, licença que permite o estabelecimento e funcionamento de instituições comerciais.

Desta maneira, se comprova na prefeitura da sua cidade, todas as condições necessárias e exigidas por lei para que a atividade da sua empresa seja exercida.

Veja que não será apenas a atividade de arquitetura a ser exercida, também um pouco de administração, marketing, gestão de pessoas, conhecimentos fiscais e jurídico. Ou seja, uma visão sistêmica do negócio.

Por fim, mas não menos importante, para que o seu negócio renda bons frutos, não negligencie a criação dos seus valores, da sua missão e visão. Elas servirão como norte para as tomadas de decisão rumo à longevidade do seu negócio e devem ser revistas com frequência.

Arquiteto Alesson Matos
Arquiteto e Engenheiro
Arquiteto especialista em gereciamento de projetos e sócio-diretor da Alesson Matos Arquitetos. Professor da Unichristus nos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e engenharia de produção. Apaixonado por sua profissão, soma uma experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento de projetos de edifícios residenciais, comerciais, industriais, condomínios residenciais, hotéis, loteamentos e praças.
Arquiteto Alesson Matos on Instagram

Arquiteto Alesson Matos

Arquiteto especialista em gereciamento de projetos e sócio-diretor da Alesson Matos Arquitetos. Professor da Unichristus nos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e engenharia de produção. Apaixonado por sua profissão, soma uma experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento de projetos de edifícios residenciais, comerciais, industriais, condomínios residenciais, hotéis, loteamentos e praças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *