Renovação, revitalização ou requalificação urbana?
Ações e projetos urbanísticos vêm designados de formas diferentes fazendo uso de nomenclaturas que se distinguem e se confundem

As ações urbanas e projetos urbanísticos vêm designados de formas diferentes – com o objetivo de criar conceitos e critérios específicos em cada contexto – fazendo uso, nesses casos, de nomenclaturas que se distinguem e, ao mesmo tempo, se confundem, cooperando com o uso errôneo e indiscriminado dessas inúmeras terminologias.

O efeito desses múltiplos fatores resulta em expressões feitas por pura objetividade, sem levar em conta ideologias e a ordem econômica. É por isso, que a conceituação de termos como renovação, requalificação, revitalização, entre outros, devem ser entendidos de forma clara e precisa.

Renovação Urbana

A renovação urbana como forma de intervenção surge em um cenário mundial pós-guerra, entre os anos de 1950 e 1970, com propósitos apoiados nas concepções do Movimento Moderno, visando à reestruturação dos centros urbanos e a troca do conservador e ultrapassado pelo o contemporâneo e arrojado.

Nas cidades europeias essa intervenção urbana concentrou-se nos problemas de mobilidade urbana e a reconstrução dos espaços urbanos, porém impedindo demolições maiores que a guerra já tinha conquistado, principalmente em locais que estavam atrelados com a cultura local.

Malha viária de Paris
Imagem aérea de Paris, França, com “rasgos” no tecido urbana para ampliação do traçado viário, preservação do espaço público cultural e implantação de áreas verdes.

Em contrapartida ao quadro europeu, os Estados Unidos traz uma visão diferente para as renovações urbanas, onde as propostas buscavam a destruição de partes do tecido urbano para a ampliação do traçado viário e a implantação de estacionamentos, instituições culturais e espaços verdes, proporcionando, assim, uma completa mudança no uso do solo das cidades americanas.

Com a renovação surgiram muitas críticas a esse método de intervenção urbana, algumas apontando a falta de dinamismo urbano por parte dos projetos realizados, a expulsão da população para a relocação da sociedade de maior renda familiar – provocando uma grande segregação social nas cidades – e a grande quantidade de vazios urbanos resultantes de áreas demolidas para propostas idealizadas que nunca encontraram investidores.

Revitalização Urbana

Passando pelo o uso misto e áreas bióticas, a revitalização urbana vem na contramão de todos os princípios da renovação, evidenciando o patrimônio histórico e a reestruturação dos núcleos urbanos.

Esse método de intervenção despontou no começo dos anos de 1960 e traz concepções do movimento progressista italiano, onde visa projetos para a preservação e restauração de centros urbanos históricos e edifícios com valor cultural importante para a cidade.

Desse modo, o processo de revitalização urbana segue por meio de três vertentes importantes: projetos arquitetônicos para novos empreendimentos dando, assim, usos reformulados para prédios antigos e a criação de espaços para a recreação popular; o envolvimento da população para as questões de políticas públicas, concedendo uma voz ativa para todos que utilizam das zonas urbanas; e a integração do programa de gestão compartilhada (Vargas & Castilho, 2015), promovendo a parceria do setor privado e público para o crescimento sustentável da cidade.

É sob essas três perspectivas que é possível concluir que a revitalização urbana não aparece somente como intervenções em formas de projetos para a pólis e que o “revitalizar” de uma região culminam um processo de reconstrução e transformação do convívio da população em relação à cidade.

Um exemplo de revitalização de sucesso no meio urbano é o projeto do High Line em Nova Iorque – EUA, já concluído, que transforma uma antiga ferrovia em um parque elevado, integrando novos usos e a participação popular para uma área abandonada sem deixar de lado a história por trás da linha ferroviária.

High Line de Nova Iorque
Fotos do High Line em Nova Iorque com a integração do trilho do antigo trem com os novos usos.

Requalificação Urbana

O termo requalificação urbana, como uma maneira de intervenção dos espaços, surge nas terminologias do urbanismo a partir do final da década de 1990, uma época de contradição de ideologias, pois de um lado se tinha as transformações do tecido urbano, com os projetos de renovações urbanas, e, pelo o outro extremo, têm-se a necessidade de conservar os patrimônios históricos, ambientais e sociais das cidades.

Como muitos outros termos, que vêm seguidos do adjetivo urbana, a requalificação é utilizada para ações que procuram o reordenamento, proteção e a recuperação dos centros urbanos, sempre integrando as questões econômicas, ambientais e socioculturais para uma melhor qualidade de vida.

Procurando impulsionar a introdução ou a reintrodução de atividades urbanas, a requalificação propõe ações para a proteção de áreas degradas e voltadas para o enquadramento contemporâneo, trazendo, assim, uma nova centralidade para a região. Com essas características, a requalificação pode ser conhecida, também, com uma política de centralização urbana.

Imagens do primeiro lugar do projeto Recentrar o Centro, competição de Requalificação Urbana do Centro Histórico de São José – SC.

Podemos concluir que a requalificação urbana irá tratar de ações focadas ao espaço público e intervenções de larga escala para a reestruturação do espaço urbano, porém sem tirar a importância do patrimônio edificado como elemento básico para a composição da zona urbana.

Depois do estudo dessas três terminologias dá pra distinguir bem o que cada ação propõe para a cidade, não acha? Qual intervenção se encaixa para o teu projeto de urbanismo ou você mais se interessa?

Bibliografia

  1. Vargas, H. C., & Castilho, A. H. (2015). Intervenções em Centros Urbanos: Objetivos, Estratégias e Resultados, 3rd edição. Barueri, SP: Editora Manole.
  2. MOREIRA, Maria da Graça Santos Antunes – Requalificação urbana : alguns conceitos básicos. Artitextos. ISBN 978-972-9346-03-3. Nº 5 (Dez. 2007), p.117-129

*Matéria retirada do meu Trabalho de Conclusão de Curso, “Águas Jardim: Uma Requalificação Urbana do Canal Jardim América”.

Como Citar essa Matéria

LIMA, Aryane. Renovação, revitalização ou requalificação urbana?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 20 de dezembro de 2017. Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/renovacao-revitalizacao-ou-requalificacao-urbana>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

17 thoughts on “Renovação, revitalização ou requalificação urbana?

  • 31/05/2018 em 10:59 am
    Permalink

    Aryane de qual livro ou artigo você tirou isso “O termo requalificação urbana, como uma maneira de intervenção dos espaços, surge nas terminologias do urbanismo a partir do final da década de 1990”
    Pois preciso muito para meu tcc e precisa ser da fonte original e no seu trabalho não há a referencia de onde vc tirou isso, desde já obrigada!!

    Resposta
    • 31/05/2018 em 12:21 pm
      Permalink

      Oi Julia, vi tu que me mandou um e-mail também e respondi por lá, mas realmente tem um artigo da professora geógrafa Graça Moreira que acabei esquecendo de colocar na minha bibliografia!

      Resposta
      • 22/03/2021 em 8:21 am
        Permalink

        Oi Aryane, seu TCC tá me ajudando muito para elaboração do meu, você poderia me mandar também por gentileza o artigo ou livro de onde tirou essas informações ?!
        Obrigado.

        Resposta
        • 31/05/2021 em 1:04 pm
          Permalink

          Oi Renato, fico feliz que o meu TCC esteja lhe ajudando. Todas as biografias que utilizei para essa parte do meu trabalho estão na matéria e são fáceis de encontrar em busca do Google. Boa sorte com seu trabalho!

          Resposta
  • 31/05/2018 em 11:01 am
    Permalink

    Aryane de qual livro ou artigo você tirou isso: “O termo requalificação urbana, como uma maneira de intervenção dos espaços, surge nas terminologias do urbanismo a partir do final da década de 1990” pois preciso para o meu tcc, e tem que ser da fonte original, pois no seu trabalho você não referenciou de onde veio essa informação.
    desde ja obrigada

    Resposta
  • 17/03/2019 em 11:26 pm
    Permalink

    Oi, Aryane!
    Falo de Belo Horizonte, faço Design de Ambientes e o objeto de estudo do meu TCC será uma praça.
    Amei a matéria, (A do Burle Marx também <3). Parabéns pelo trabalho de vocês! <3

    Resposta
    • 18/03/2019 em 6:05 pm
      Permalink

      Olá Fernanda! Muito obrigada, fico bem feliz que tenha gostado das matérias e espero que tenha ajudado! 😀

      Resposta
  • 04/05/2019 em 7:57 pm
    Permalink

    Aryane de qual livro ou artigo você tirou isso “O termo requalificação urbana, como uma maneira de intervenção dos espaços, surge nas terminologias do urbanismo a partir do final da década de 1990” – Olá Aryane, precisava muito também dessa informação para o meu TCC.
    Agradeço.

    Resposta
    • 22/05/2019 em 11:57 am
      Permalink

      Olá Tayane! Essa parte do texto foi uma junção da leitura de vários artigos e livros que encontrei sobre o assunto, pesquisei também em fontes online como site do Vitruvius, ArchDaily. Porém, tirei a maioria dos conceitos do artigo “Requalificação Urbana – Alguns Conceitos Básicos” da geógrafa e professora Graça Moreira. Espero que te ajude no teu TCC!

      Resposta
  • 20/02/2020 em 1:15 pm
    Permalink

    oi! meu TCC é um terminal rodoviário e estou em dúvida se faço uma requalificação ou uma revitalização.
    O terminal é “comum”… cobertura metálica, e estrutura metálica para a cobertura, paredes de alvenaria.

    Resposta
    • 20/02/2020 em 5:57 pm
      Permalink

      Oi Thalita! Não tenho como responder essa tua pergunta. Mas uma coisa que me ajudou na hora de escolher que tipo de ação iria fazer no meu TCC foi fazer um comparativo entre essas 3 ações e ver aonde mais o meu projeto se encaixa e até mesmo saber o que eu quero alcançar com o projeto.
      Só não vai ficar muito preocupada que sempre muda, comecei fazendo um tipo e terminei com outro conceito. Uma dica é buscar mais referências.
      Boa sorte!

      Resposta
  • 14/04/2020 em 6:52 pm
    Permalink

    Olá. Não ficou muito claro para mim a diferença entre revitalização e requalificação, gostaria de saber de você poderia me ajudar. Desde já agradeço muitíssimo!

    Resposta
    • 20/04/2020 em 3:47 pm
      Permalink

      Oi Eve, também fiquei muito na dúvida de qual seria a diferença entre as duas terminologias. Para me ajudar no raciocínio o que peguei de maior diferença entre as dois foi que a Revitalização é mais focada na história da área, seja contemplando prédios que são patrimônios históricos ou não, para dar um novo uso e revitalizar o seu entorno. Já a Requalificação urbana se foca no pontos urbanos da intervenção, são projetos urbanos que podem abranger ou não os aspectos arquitetônicos.
      Espero ter te ajudado a compreender a diferença, mas todas essas terminologias são bem parecidas mesmo.

      Resposta
  • 22/05/2020 em 9:28 am
    Permalink

    Oooi, e o termo “Readequação” se encaixaria em algum desses acima? Meu tema de TFG é Readequação de um Parque Zoológico que eu irei transformar apenas em Parque, o Zoo não vai existir mais. Não consegui encontrar nada falando sobre o termo Readequação! 🙁

    Resposta
    • 31/05/2021 em 1:08 pm
      Permalink

      Olá Maria Gabriela, como os termos são parecidos em conceitos, pode ser que se encaixe, porém dá uma olhada na bibliografia que utilizei para escrever esse meu texto, ela deve te ajudar melhor a separar um termo do outro.

      Resposta
  • 04/03/2021 em 7:02 am
    Permalink

    Gostei muito da matéria, me ajudou muito no entendimento dos conceitos de Revitalização e Requalificação…Muito obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *