O que não esquecer na hora de orçar projeto de arquitetura ou design de interior
Se não entendermos os processos de nosso projeto e o que estamos oferecendo aos clientes, podemos acabar esquecendo alguma etapa e acabar tendo que pagar.

Orçar um projeto é uma das  últimas disciplinas que estudamos na faculdade, seja de arquitetura ou design de interior, pois antes somos apresentados a conceitos, teorias históricas,  técnicas, exercícios práticos etc, nos alimentando de uma autonomia crítica para uma atuação profissional que reconhece os valores do projeto. Porém, orçar seu projeto será o primeiro exercício que você irá colocar em prática antes de começar a projetar de fato.

Uma frase que ouvimos com muita frequência de recém formadas(os) durante o QUANTO CUSTA, curso que ministramos e ensinamos como orçar projeto a partir de horas trabalhadas:

Na faculdade nós temos disciplina de prática profissional, mas saímos sem a segurança de como orçar um projeto.”

Pensando nisso, vamos aqui listar uma série custos de projeto que não podemos esquecer na hora de um orçamento, partindo de um processo orçamentário por hora de trabalho. Essa lista também pode ajudar outras(os) profissionais, como publicitárias(os) e designers gráficos.

1. Primeira visita

Ouvir o cliente na primeira reunião.

 

Você cobra a primeira visita? o orçamento tem custo? Essas duas perguntas tem relação direta com o início do projeto, pois precisamos conhecer a demanda que nos está sendo solicitada, a partir desse tempo que estamos dispondo na primeira visita para conversar com cliente. E só depois então é que podemos elaborar uma proposta orçamentária. 

O tempo da primeira visita deve entrar como custo de projeto, que será pago caso cliente feche com você. E se não fechar, vou ficar no prejuízo? Bem, cabe uma avaliação pessoal se você consegue absorver esse custo ou não. Se não der, deixe claro para cliente que será cobrado valor da primeira visita e como deverá ser pago. Procure uma forma de falar isso sem assustar. Se coloque no lugar da outra pessoa e se pergunte: como gostaria de receber a informação que há um custo nessa primeira visita? Para facilitar, faça um paralelo com outros serviços, como, por exemplo, técnico de informática que você chama em sua casa para ver seu computador que está com defeito. 

E a proposta orçamentária não deve ter um custo, pois é uma etapa em que você está apresentando aquilo que você tem a oferecer para resolver a demanda colocado por seu cliente. E caso você cobre a primeira visita, pressupõe que o produto dessa visita será uma proposta orçamentária. 

Dica: assim como a primeira visita, você pode incluir o tempo que você levou para a elaboração da proposta orçamentária, dentro do custo total do projeto.

 

2. Deslocamentos

Deslocamentos inclusos no projeto.

 

Quais são as atividades do projeto que envolvem custos com deslocamento? Quantas vezes irão ocorrer? Identificar esses pontos é importante para não termos nenhuma surpresa futura, principalmente se você tem atuação em outros municípios e esses visitas tendem a ter um custo mais elevado. 

Quantidade de visitas, o tempo de duração e a validade delas são informações importantes para se falar ao cliente desde o início (deixe tudo registrado em contrato). Passar a segurança ao cliente que você dará suporte necessário ao longo do projeto é valioso. Reconheça isso e seu cliente também irá reconhecer. 

Dica: o custo com visitas pode ser utilizado como ferramenta de negociação, pois você pode reduzir ou acordar com cliente que ele irá lhe buscar para realizar as visitas. 

Dica 2: cuidado ao ficar dependente do cliente durante as visitas, pois supõe que você voltará com ele. Informe no início qual o limite de tempo daquela visita.

3. Impressões

Quais etapas do projeto envolvem impressões e qual esse custo? Essa valor irá variar conforme a complexidade de cada serviço orçado e até onde você está disposto inserir isso em sua proposta. Importante mapear dentro do seu processo de projeto onde a impressão ela entra, seja como entrega para cliente ou até mesmo considerando a impressão para uma fase de estudo ou apresentação. Explique a quantidade de impressões que está inclusa na proposta e deixe registrado em contrato esses valores.

4. Reunião com cliente ou fornecedores

Reunião com clientes e fornecedores.

Esse ponto segue o mesmo raciocínio de incluir primeira vista dentro do custo do projeto. Reunião demanda seu tempo, deslocamento e você deve incluir esses valores no custo de projeto. Para isso, é importante considerar: o tempo previsto para cada reunião, o local e se há outros custos (material impresso, estacionamento, combustível). Faça essas considerações em todas as etapas do seu serviço. 

Dica: caso você precise alugar sala de reunião ou a reunião ocorra em algum local em que você tenha outro tipo de custo (nem que seja um café), não esqueça de somar isso também.

5. Impostos e encargos

Impostos e encargos de projeto.

Falar de impostos nem sempre é comentado na primeira visita, na assinatura do contrato ou ao longo do desenvolvimento do projeto. Isso porque não é uma prática que muitos profissionais, em sua maioria autônomas(os), consideram relevantes. Principalmente quando seu cliente não é uma empresa. 

Incluímos essa informação para compartilhar que ao trabalhar para pessoa jurídica, é muito provável que isso lhe seja solicitado. Segue uma fórmula fácil de como você pode calcular valor final do seu projeto incluindo % de imposto e encargos:

Fórmula para cálculo final do projeto.

Dica: você pode usar essa fórmula para acrescentar lucro e margem de segurança ao valor do projeto.

6. Atendimento virtual

Atendimento virtual ao cliente.

Você pode oferecer ao cliente o serviço de atendimento virtual durante execução do projeto, para além das visitas a obra ou a lojas. Sabemos que surge necessidade urgentes ou surpresas durante a obra que precisam da atenção da(o) autora(o) do projeto, para uma decisão correta a ser tomada. Sabendo que isso pode acontecer, podemos nos prevenir adicionando na proposta algumas horas de atendimento virtual a serem consumidos ao longo do projeto. Não me custa repetir que isso precisa está estabelecido em contrato, com o tempo total, os limites de horário e quais canais de comunicação (WhatsApp, Vídeo Chamada ect). 

Até aqui destacamos alguns pontos que já cometemos o erro de esquecer e certamente há outros que não devem ser esquecidos durante a elaboração de uma proposta de projeto, pois as necessidades mudam conforme a complexidade de cada cliente/projeto. Não lancem propostas orçamentárias sem antes ter conhecimento da demanda de seu cliente!!!

Caso tenha outros pontos que considerem importantes ou tenha ficado alguma dúvida, deixem nos comentários que vamos responder! 🙂

Como Citar essa Matéria
LADRILHO, Escritório. O que não esquecer na hora de orçar projeto de arquitetura ou design de interior. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 22 de junho de 2020. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/o-que-esperar-de-um-projeto>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
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O Ladrilho Urbanismo e Arquitetura é um escritório formado por profissionais que buscam atuar de forma diferenciada, por meio do intercâmbio de conhecimento e da interação com as demandas sociais e o mercado formal, a fim de construir espaços mais vivos e democráticos.
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