
Os clipes surrealistas de Gotye
Surrealismo foi um movimento francês da década de 20, que trazia para a arte e para a literatura expressões espontâneas da mente, remetendo muito aos impulsos subconscientes e ao onírico (relativo aos sonhos). Trabalhos contemporâneos não podem fazer parte do Surrealismo como movimento histórico, obviamente, mas a vantagem do acesso à informação é ter referências no que passou. E que delícia quando artistas, seja lá de que expressão for, bebem de fontes passadas e transformam em algo atual como Gotye faz em seus clipes com pegadas bem surrealistas.
As músicas são boas? Sim! Adoro!
Mas paro e me hipnotizo mesmo, de verdade, é nos clipes. São lindos de se ver. Um mais viagem do que o outro. A música mais conhecida dele é ‘Somebody That I Used To Know‘, com a participação de Kimbra, que claramente fala de um relacionamento abusivo contado pelas duas partes. A mensagem desse clipe é linda, a gente o vê construindo algo e ela se livrado dessa construção no decorrer da música enquanto conta seu lado da história.
Também gosto muito do clipe de ‘Thanks For Your Time‘, que satiriza o tempo danado que a gente perde se relacionando com grandes empresas e corporações totalmente impessoais. A forma alegre cheia de pessoas bonitas, pra dizer que você está simplesmente perdendo seu tempo com tanta baboseira!
O último clipe de Gotye que eu vou mostrar aqui é o de ‘Hearts A Mess’, que é alguém tentando se conectar com outra pessoa, entrar em seu coração bagunçado. É muito bacana como as formas das animações me remetem ao interior de alguém mesmo, aos seus pensamentos mais escondidos. Parece aquele sonhos malucos que a gente não consegue explicar depois.
Tem muitos outros que eu adoro no canal do Youtube. Também adoro ‘Giving Me A Chance‘, ‘State Of The Art’ (muito massa!), ‘Bronte‘ (uma animação fofíssima e forte) e ‘Smoke and Mirrors‘.
Tem algum músico que também faz trabalhos visuais legais assim?! Não esconde! Me mostra.
About Post Author
Jade Maranhão
Portagens Relacionadas
Dilemas de um Curador
Vamos refletir sobre as atribuições do curador no Brasil a partir da ótica da formação dos acervos museológicos.
Curadoria
O ato de curar é apenas uma sequência de procedimentos? Ou exerce influências sobre o que está sendo exposto, produzindo relações de valores?
Arte por Artista – Um recorte da produção artística no Ceará
A arte surge a partir dos processos criativos de quem não tem medo de errar, e de quem está intimamente conectado com o seu fazer.
Arte por Artista
Na matéria a artista Andréa Dall’Ollio reuniu seis artistas para fazer uma breve reflexão da sua arte e da sua forma de se expressar.
GTA: San Andreas na visão de um estudante de arquitetura
Como as cidades virtuais podem refletir a nossa interação da vida real? O jogo GTA: SA pode ser muito útil para o estudo de impactos sociais.
Average Rating