Plantas para decorar seu ambiente de trabalho

Eu sou a louca das plantinhas sim, não nego. Tanto que aqui no Escritório do Batente fui temporariamente proibida de trazer mais (o que eu pessoalmente acho injusto!). Para mim plantas são uma maneira simples e prazerosa de proporcionar ao ambiente um pouco mais de vida e boas energias sem gastar muito. Inclusive, todas as plantas aqui possuem nomes. Mas antes de trazê-las me inteirei sobre quais espécies melhor se adaptavam ao ambiente do escritório principalmente para facilitar os cuidados.

Para nós do Batente é importante que as plantas cresçam aqui, junto com a gente. Evoluam com a gente.  Por isso algumas delas ainda estão tímidas. Então botar também algumas imagens ilustrativas de como as espécies tendem a ficar quando crescem.

Lança de São Jorge

A nossa Lança de São de Jorge chama-se Eduarda. É uma suculenta de origem africana que aguenta ar condicionado que é uma beleza. O seu tamanho depende do jarro aonde ela estará plantada, podendo chegar a dois metros quando está em terra firme. A nossa é plantada em um vasinho mediano.

Sobre a rega, recomenda-se aguar quinzenalmente. Nós usamos o borrifador superficialmente sempre que vemos que a terra parece seca. Muita gente acredita que essa planta é protetora, então deve ser posicionada em um local aonde quem entre no ambiente a veja logo de cara.

Espada de Santa Bárbara

Também conhecida como Espada de Iansã, assim como a Lança de São de São Jorge, se adapta bem em interiores e tem a fama de ser ótima protetora contra más interferências energéticas. Como dizia minha vozinha: se não fizer bem, mal não faz!

Aqui no Batente ela de chama Maísa, e eu percebo que ela pede um pouco mais de água do que a Lança de São Jorge, mas nada demais. Ainda é bem pouco.

Jiboia

Aqui temos duas Jiboias. Uma foi comprada e outra roubei a mudinha de um restaurante. Pois é, louca das plantas faz dessas. A primeira é a Blá, e a segunda é a Tassila.

São plantinhas ótimas porque cabem em vasos de qualquer tamanho, quando crescem ficam com efeito de caimento lindo como também podem crescer como trepadeira. Não precisam de sol direto, na verdade elas preferem sombra e umidade, então essa pede que esteja sempre com o borrifador umedecendo o solo.

Cacto

A a Jacinta, foi primeira planta aqui do escritório. A Benedita chegou pelas mãos de uma amiga logo no começo em um vasinho bem pequeno, replantamos em um vaso maior e ela tem crescido bastante.  São as mais fáceis de cuidar. Regamos com o borrifador no pezinho das plantinhas a cada 15 dias e deixamos perto da janela e mais distante do ar condicionado. Pronto. Dá tudo certo!

Palmeira Areca Bambu

Aqui nós temos duas atualmente, a Jenifer e a Cátia Cilene. Elas são bem fáceis de cuidar, mas é importante tomar cuidado pra que o solo aonde elas estejam seja bem adubado e bem firme e que o vaso não seja muito pequeno para o seu tamanho.

Costumo colocar um pouquinho de água sempre que percebo que a terra está ficando seca, mas se você esquecer ela também vai aguentar! Aqui eu notei que elas não gostam muito de contato direto com ar que sai do ar condicionado, fora isso se adaptaram bem direitinho.

Camila

Se você chegar numa loja de plantas pedindo por uma Camila, vão te dar uma mudinha dessa planta. Aqui no Batente nós chamamos a nossa de Camila mesmo.

Ela gosta de água, mas nem tanto. Gosta de sombra e não é fã de frio. Ás vezes algumas folhas ficam amareladas, aí é só você tirar com um estilete mesmo. Super fáceis de cuidar!

Essas são as que temos aqui por enquanto. Sou dessas que acha que plantinhas trazem as boas energias da natureza para dentro de um ambiente tão fechado que costuma ser o de escritório. Mais verde pra quem respira tanto ar condicionado. Falta só eu convencer meus colegas que quanto mais melhor!

 

Jade Maranhão
Arquiteta e Urbanista
Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte.
Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.
Jade Maranhão on FacebookJade Maranhão on Instagram

Jade Maranhão

Ariana com ascendente em Câncer e cabeça na lua. Casada, feminista, sem filhos. Muito café e chocolate. Nasceu no século passado com a cabeça no século seguinte. Facilidade para aprender, planejar e gerir projetos, desenhos manuais, softwares de edição de imagens e playlists animadas. Detalha projetos, faz maquetes eletrônicas, tem a criatividade aguçada, sabe fazer o quadradinho. Odeia goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *