Gestão de equipe
Entre tantas atividades dentro escritório de arquitetura você sabe quais o passos necessários para ter uma boa gestão de equipe?
Entre tantas atividades dentro escritório de arquitetura você sabe quais o passos necessários para ter uma boa gestão de equipe?
Fotogrametria é uma tecnologia é especialmente interessante para objetos complexos que necessitam de horas de modelagem para bons resultados.
A produção de conteúdo hoje deve mesmo ser refém do algoritmo? Quando foi que tivemos que nos tornar social media para tudo?
As políticas públicas estão ligadas ao conceito de Ciências Políticas, começando a sua produção acadêmica por volta do século XX, na América do norte e na Europa, com o objetivo de demonstrar e analisar o papel do Estado nas soluções que devem ser tomadas, ligando-se diretamente na mediação de relações do Estado com a sociedade.
Essas políticas estão dentro de âmbitos federais, estaduais e municipais, e são distribuídas de acordo com as necessidades amplas ou restritas da sociedade. Tais questões não devem ser partidárias, já que devem visar o bem da coletividade, devendo ser orientadas, discutidas, e votadas para que, na sua aprovação, todos possam ter acesso aos direitos adquiridos, sendo postas em vigor sob a pena de sanções e/ou punições aos que não a cumprirem.
Nesse sentido, as políticas públicas são metas coletivas e conscientes que, em geral, seguem os seguintes ciclos: 1. Demandas sociais dos problemas identificados; 2. Agenda de itens que precisam ser trabalhados com urgência e prioridade pelo governo; 3. Formulação de alternativas que identifiquem as soluções possíveis; 4. Tomada de decisão para a solução mais viável; 5. Implementação da política pública; 6. Monitoramento constante por parte dos gestores públicos e da sociedade civil organizada para ser eficiente eficaz e efetiva em relação ao problema identificado. 7. Avaliação.
Dentro desse ciclo, a participação social ativa e organizada é de extrema importância, entendendo como as políticas públicas funcionam, para que realmente sejam benéficas à sociedade. Do mesmo modo, os conselhos participativos junto aos plebiscitos têm sido fundamentais nas últimas décadas, promovendo uma qualidade na relação do Estado com a sociedade, efetivando consequentemente políticas federais, estaduais e ou municipais.
A importância de grupos como o GIA (Grupo de Interesse Ambiental) e vários outros que são do terceiro setor, geralmente sem fins lucrativos, fazem parte de várias políticas públicas de âmbito socioambiental, contribuindo para a conservação e gestão sustentáveis do meio ambiente, permitindo o alcance da reflexão na sociedade para com a defesa dessa causa. Um instrumento utilizado para isso é o Orçamento Participativo que é importantíssimo para que os cidadãos e cidadãs estejam próximos do destino orçamentário de sua cidade. Através de assembleias abertas (organizadas pelo poder público e/ou conselhos participativos) a população tem espaço para decidir sobre as prioridades dos recursos públicos quanto aos investimentos em obras e serviços por parte das prefeituras municipais. Além disso, permite maior transparência dos gastos públicos e reforça a importância da prestação de contas por parte dos gestores.
Logo, podemos notar o quanto a sociedade é afetada por essas ações, uma vez que esse tipo de orçamento, utilizado sem a participação popular, não é algo que soa eticamente correto. Por isso, devemos buscar e manter a participação de todos, no processo de eleição de pessoas para cargos públicos, principalmente na situação de pandemia pela qual estamos passando, com o agravamento da situação de muitas famílias, quando as políticas públicas podem e devem dar as soluções para vários problemas sociais, sabendo que o enfrentamento deve ser de forma colaborativa.
SEBRAE: Políticas Públicas, Conceitos e Práticas, Disponível em:
http://www.mp.ce.gov.br/ Acesso em: 11 de maio de 2021.
DINIZ.G Entendendo os conceitos básicos de Políticas Públicas. Disponível em:
https://www.clp.org.br/ Acesso em: 11 de maio de 2021.
Como Citar essa Matéria
RODRIGUES, Jandson. Por que devemos entender sobre Políticas Públicas? . Projeto Batente, Fortaleza - CE, 11 de maio de 2021. Educação. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/por-que-devemos-entender-sobre-politicas-publicas>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Average Rating