Qual a diferença entre proposta e contrato? Quando usar a proposta e o contrato
Um dos primeiros contatos com o cliente, logo que ele apresenta as necessidades e desejos, vem junto aquela pergunta “Qual o valor do serviço? ”. E com isso a dúvida, se apresenta o contrato de prestação de serviço ou uma proposta sem compromisso. Qual a diferença entre eles e quando deve ser usados?
Então, como um escritório de arquitetura deve ter os processos bem elaborados para que se tenham projetos otimizados, alguns documentos são necessários para interagir com o cliente, por exemplo: briefing, checklist, proposta, contrato, entre outros.
O briefing são os questionários feitos para obtenção de informações e assim o profissional entenda as necessidades e o estilo do cliente. O checklist pode ser usado em todas as fases do projeto para reduzir o risco de erros e esquecimentos.
A proposta é a primeira parte de negociação, com ela bem redigida traz profissionalismo para seu cliente. Como também, a valorização do projeto, pois ele descreve todos os serviços que você poderá prestar além apresentar pacotes que se alinhem com o orçamento do cliente.
Na fase da proposta deverá ser feita a apresentação dos processos e fases projetuais do seu escritório, para que seu cliente fique seguro para tomar a decisão de lhe escolher ou buscar outros profissionais. Portanto, mostre valor e diferenciação na proposta.
O arquiteto deve usar o documento da proposta ao seu favor, sendo esclarecedora, convincente e para isso é importante que seja marcada uma reunião para apresentação do portfólio e da proposta e assim aumentar as chances de acordo e fechamento. Então a dica é: não envie a proposta por e-mail, salve exceções de projetos a distância, o que está sendo muito comum atualmente.
Sendo um documento base, a proposta, descreve todo o escopo do projeto, metodologia de trabalho, honorários, formas e prazos de pagamento, datas de entrega de serviços, o que se assemelha muito com o contrato, por isso alguns confundem proposta e contrato.
Porém, o contrato é um documento formal, que tem o intuito de ser instrumento de proteção e resguardar o arquiteto e o cliente. Deve conter as mesmas informações da proposta e mais algumas cláusulas legais estabelecidas previamente como: quantidade de alterações no projeto e até quando podem ser alteradas, quais serviços estão exclusos, taxas a serem pagas, política de desistência, política de inadimplência, entre outras que com a experiência irão sendo acrescentadas.
É importante que os dois sejam assinados e o contrato seja registrado em cartório como também é considerável que seja revisado por um advogado. Alguns profissionais preferem utilizar os dois documentos, pois a proposta o cliente pode resolver depois, por isso esse comprovante deve ter a data máxima de fechamento com o valor de orçamento determinado, geralmente 30 dias após a reunião. Já o contrato deve ter as datas de entregas de serviços e de pagamentos bem descritas para que ambos cumpram os prazos.
Portanto, visto a necessidade de uso dos dois, por que cada um tem uma função apesar de serem muito similares porém, alguns profissionais preferem usar somente o contrato ou só a proposta assinada.
Como Citar essa Matéria
JORGE, Cida. Qual a diferença entre proposta e contrato?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 13 de março de 2020. Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/qual-a-diferenca-entre-proposta-e-contrato/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Achei muito interessante essa união de vocês, cada um com sua habilidade, unidade de esforços ao bem comum.
Sou aluno de arquitetura no 7 período , muita estrada pela frente, e vejo aqui uma oportunidade de aprender com a experiência da equipe.
Agradeço pela oportunidade.
Roberto Lima