Em uma perspectiva política, o solucionismo tecnológico está intimamente ligado com o neoliberalismo. Se o neoliberalismo é uma ideologia proativa, o solucionismo é reativo.
Nós precisamos estar mais atentos às pessoas do que a arquitetura, elas são peças chaves e temos que observar o comportamento delas dentro dos projetos.
2017 ainda não terminou e o Instituto de Cores Pantone já nos entrega a cores tendências do ano de 2018. Trazendo estudos profundos da moda, televisão, filmes, teatro e a arquitetura, temos a avaliação dos hábitos de consumo por todo o mundo onde aparecem o grande uso de triângulos, letras e palavras para a composição do espaço, entre outras coisas.
Agora falando sobre as cores, ainda não temos a cor do ano de 2018, porém a Pantone aposta nos metálicos, cores mais intensas e exóticas, como também em tons clássicos. Assim, todas as tendências aparecem divididas em oito paletas que vocês podem conferir logo abaixo.
Paletas na ordem: Vedure, Playful, Discretion, TECH-nique, Far-Fetched, Resourceful, Intricacy, e IntensityVerdure – trazendo cores em tons de verdes, esta paleta traz a simbologia da saúde e trabalha as cores dos vegetais de forma mais brilhante e contrastante.
Playful – de forma divertida e peculiar essa paleta traz a mistura de tons vibrantes do amarelo, azul e verde.
Discretion – dando destaque para os tons de rosa e roxo, Discretion é o oposto de Playful, pois temos a combinação discreta e sutil de cores fortes.
Tech-nique – com cores perolazidas, essa paleta reúne tons vibrantes de azul, verde e roxo.
Far-fetched – com a ideia de misturar diferentes culturas essa paleta traz tons quentes e terrosos de forma bem refrescante.
Resourceful – essa paleta vem de forma bastante ousada com a sua combinação de cores complementares no círculo cromático, onde tem-se a junção do azul e laranja.
Intricacy – apresentando os novos neutros, essa paleta traz o preto, cinza, marrom e o amarelo de forma mais metálica.
Intensity – em tons fechados o laranja, vinho e dourado aparecem de forma dramática nessa paleta.
Do neutro ao elétrico, perolado ao ton mais fechado, a Patone trouxe muitas possibilidades e acho que com todas essas paletas desenvolvidas poderemos brincar bastante com as cores.
O que vocês acham? Gostaram das apostas de 2018? Com todas essas paletas já dá pra imaginar qual será a escolhida como carro chefe para o próximo ano, não é?
Como Citar essa Matéria
LIMA, Aryane. Tendencias Pantone 2018. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 13 de novembro de 2017. Arte e Design. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/tendencias-pantone-2018>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Arquiteta e Lighting Designer, Aryane ama compartilhar conhecimentos e é co-fundadora do Projeto Batente. Fascinada por urbanismo e pela interação entre pessoas e espaços, desde 2023 atua na área de Iluminação, sendo encantada pelo poder transformador da luz.
Ao longo do percurso histórico da humanidade a arte e a política sempre estiveram juntas. Desde a antiguidade, a arte retrata as culturas e sociedades...
Average Rating