A tipografia da Netflix
“Com esse lançamento a Netflix pode economizar milhões!” Foi com uma frase dessas que eu fui me perguntar o que a dona dos meus finais de semana poderia ter inventando para conseguir esse feito e foi uma surpresa descobrir que agora ela produziu sua própria tipografia, a Netflix Sans.
Desenvolvida pelo estúdio de design Dalton Maag, que já fez trabalhos para empresas como Google, Amazon, Nokia e até para as Olimpíadas Rio 2016, a Netflix Sans vai ser utilizada em todo o material de identidade visual da plataforma, o que vai economizar milhões de dólares anualmente para a marca, pois a Netflix, anteriormente, precisava comprar licenças de outras tipografias para o seu material.
A fonte utilizada pela empresa em seus designs gráficos até agora era a Gotham, que pode até ser baixada gratuitamente em qualquer site de tipografias, mas se for usá-la para fins comerciais terá que pagar uma licença anual.
No geral a nova tipografia está bem sóbria, sem muitas firulas ou desenhada demais, mas o que chama atenção são os detalhes que, apesar de simples, tem todo um significado que combina demais com a Netflix, como as linhas mais geométricas no design da fonte, algo que já era utilizado pela plataforma, o contorno mais suave e até as pequenas curvas presentes em algumas das letras que já eram aplicadas em seus designs gráficos.
Achei bem legal todo o design, onde não vai atrapalhar a leitura em cartazes promocionais, da Netflix Sans e justo a iniciativa da marca em querer ter a sua própria tipografia. Separei, até, uns exemplos de como a nova fonte poderá ser aplicada nos materiais gráficos da empresa com diferentes pesos, dá só uma olhada!
E aí, o que achou da nova tipografia da Netflix? Interessante, não é?