Trabalho de Conclusão de Curso e Ansiedade
Como lidar com esse momento?

Como quase todos sabem, o curso de arquitetura e urbanismo demanda muito físico e mentalmente de nós. Há um grande volume de trabalhos, muitas áreas de pesquisa, muita curiosidade, criatividade, renders, demandas sociais, estruturas, urbanidades, projetos de extensão, estudar isso, aquilo e aquela coisa lá! E isso é irado!

Assim passamos pelo menos 05 anos da nossa vida, nos dedicando a projetos de arquitetura e urbanismo achando tudo incrível! Maaas… Daí chega o temido e aguardado Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC para os íntimos.

Antes mesmo dessa disciplina começar, quando escutamos um sussurro sobre TCC, nosso coração já começa a bater mais rápido e na medida em que ele se aproxima parece que isso piora, afinal… “O QUE EU VOU FAZER? QUAL O MEU TEMA? NÃO ME SINTO PREPARADX!”

Mas o tempo não se importa muito com o que a gente pensa, até o que chega o fatídico dia e…

É HORA DE COMEÇAR O TCC, BEBÊ!

Com ele vem uma coisa que talvez você nunca tenha sentido antes… ansiedade! E essa… humm… não ajuda muito e se manifesta de diversas formas.

O que eu vou falar com vocês aqui é apenas um relato sobre como foi minha relação com Ansiedade durante meu TCC e como eu consegui lidar com ela. Espero que vocês se identifiquem* e que ele seja útil!

*na verdade espero que não, afinal não quero que você sinta algo tão bizarro.

Chegou o TCC!

A gente sabe que o TCC é sim um trabalho importante, afinal é o último trabalho que nos separa do início da nossa vida profissional! E meus amigxs… QUE FASE!

É pesquisa de campo, leitura, busca de referências, discussões a mil, noite virada, dedo cortado, dor no pulso, choro, cansaço, dor de cabeça, vontade de desistir, falta de sono, irritabilidade, mais um pouco de cansaço, frustração, culpa, ansiedade e uma carga negativa fora do comum. Muita gente muda o estilo de vida e hábitos durante esse período, e nem sempre de uma forma boa.

Isso pode acontecer por milhões de motivos como, pressão familiar, vontade de mostrar que é bom naquilo, medo da vida profissional, medo de reprovar, medo de não ser bom, de frustrar a família, colegas ou a si mesmo. Não cabe a mim te dizer o seu motivo de despertar alguma dessas características, mas sim sugerir que você reflita sobre o que está te causando esse sintoma ou sentimento… esse é o primeiro passo: se observe!

1 – Se observe.

O primeiro passo para saber lidar com algo é entender o que está acontecendo. Só assim a gente consegue tomar uma providência. Não negligencie seus sentimentos e como seu corpo está reagindo à jornada de trabalhos. Se estiver irritadx, pense no motivo e tome alguma atitude para aliviar.

2 – Se organize!

Esse é um dos pontos mais importantes para que você tenha paz. Organize suas etapas e produtos que precisa fazer em prazos, listas, metas, determine o horário que você vai trabalhar no seu TCC e cumpra o mais à risca possível! Isso vai fazer TODA a diferença no andamento do seu trabalho. Não deixe acumular e faça um pouco cada dia. SÉRIO.

3 – Converse, mostre, se exponha!

Um das coisas que mais me ajudou durante a saga do TCC foi tirar minha “armadura da vergonha” e conversar sobre ele com meus colegas.

Mostrar pra todo mundo, pedir opinião, defender seu argumento, escutar a opinião alheia. Esteja vulnerável a escutar e aceitar críticas, elas só vão te ajudar, seja para você rever seu conceito, seja para reforçar seu conceito. De uma forma ou de outra, você sai ganhando.

No começo pode ser difícil ficar pedindo opinião, mas se esforce nesse ponto que você vai acabar muito mais fortalecidx.

4 – Faça trabalho em grupos.

Tá todo mundo estressadx?

Então chama geral, pede umas pizzas, põe uma música, abre umas cervejas e bora passar juntxs por isso! A noite é de trabalho, mas quem disse que não pode ser divertido?

Assim não só você, mas todo mundo vai produzir de uma forma mais descontraída e ainda podem pedir opinião dos outros.

Lembram-se do passo anterior? Aquele sobre conversar? Pois uma coisa super legal de fazer, também, é criar um momento para cada pessoa do grupo apresentar seu trabalho e as outras opinarem. De preferência com comida, cerveja ou algo para tornar o momento mais divertido.

5 – Tire SIM um tempo para você!

Você pode pensar “meu deus, eu poderia estar fazendo um corte!”, mas não caia nessa cilada! Tire uma manhã para ir à praia, uma noite pra ir à balada, leia um livro, relaxe, durma, tire um tempo para você! Mas não se esqueça do item 02… SE ORGANIZE. Não use isso como desculpa para procrastinar.

6 – Sua vida não é o TCC e o TCC não é sua vida.

Sempre se lembrem: o TCC não é nada mais do que mais um projeto acadêmico, assim como todos os outros que você já fez em tanto tempo de curso. Não o ponho acima da sua vida, ele não merece esse patamar. Se esforce, dê o seu melhor, mas não “morra” por causa dele, ele vai passar.

7 – FFFF – Foco, Força, Fé e Foda-se!

É isso mesmo. Por mais “Coach” que possa parecer.

Foco – para você cumprir suas metas.
Força – para aguentar o volume de trabalho e seguir com o que você acredita.
não no sentido religioso, mas tenha fé de que isso é só um momento e vai passar.
Foda-se – Não deixe ninguém diminuir seu potencial ou te jogar para baixo nessa fase. É o SEU momento. Mande um F***** (mentalmente) para esse povo e manda ver!

É isso pessoal. Boa sorte nessa jornada, qualquer coisa estamos aqui!

 

Como Citar essa Matéria
DIORAMA. Trabalho de Conclusão de Curso e Ansiedade. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 30 de agosto de 2019. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/trabalho-de-conclusao-de-curso-e-ansiedade/>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]

 

Diorama
Escola de Ensino Livre
A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.
Diorama on FacebookDiorama on Instagram

Diorama

A Diorama é uma Escola de Ensino Livre em Arquitetura que acredita no poder da informalidade e da criatividade. Nosso propósito é contribuir com a autonomia de estudantes e profissionais de arquitetura, promovendo o autoconhecimento profissional através de uma aprendizagem inspiradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *