Vida de escritório Como funciona o dia-a-dia do escritório Ladrilho
Em matérias anteriores nós falamos um pouco como o Ladrilho surgiu e quais são nossas estratégias principais para captar clientes. Agora, vocês vão conhecer um pouco como funciona o dia-a-dia do escritório, qual nossa rotina de trabalho e o que nos inspira.
O próprio nome Ladrilho remete a uma ideia muito forte que trazemos dentro do escritório, que é a ideia de construção de redes e de conexões. Acreditamos que através do trabalho em conjunto e com o apoio mútuo de outros profissionais conseguimos chegar mais longe. Por esse motivo, nos mantemos abertos a interagir com estudantes, profissionais de arquitetura, engenharia, design e diversos outros grupos que compartilham das mesmas ideias que a gente, a fim de ampliar nossa atuação diária e amadurecer nossa visão sobre a função do arquiteto e urbanista. Não é por acaso que escrevemos estes artigos aqui no Projeto Batente! 🙂
O Ladrilho também procura colocar em prática o papel social da arquitetura e do urbanismo a medida que nos dispomos a atender demandas que nem sempre são absorvidas pelo mercado formal. Já tivemos experiências muito positivas com Assistência Técnica, Usucapião e com Comunidades Tradicionais.
Nossa rotina de trabalho é baseada na cooperação e na horizontalidade. Todos os projetos são feitos em conjunto, em geral existe um arquiteto responsável a frente, que trata diretamente com cliente, e outros arquitetos colaboradores que participam de diferentes etapas do processo de concepção e elaboração. Centralizar em uma pessoa esse trato com cliente é uma forma de nos organizarmos internamente, mas também para não haver nenhuma quebra de comunicação sobre projeto durante as etapas. Recentemente dividimos as frentes trabalho de acordo com as afinidades de cada sócio e as necessidades que surgem, dentro de um planejamento atuação Ladrilho. Então temos alguns mais relacionados a projetos, outros ao serviço de consultas, outros a cursos e outro a questões mais burocráticas e financeiras.
Não estamos diariamente no escritório, todos os arquitetos do Ladrilho possuem atividades paralelas e se dedicam ao escritório em turnos pré-definidos. A fim de manter a sintonia e uma boa comunicação, fazemos reuniões mensais para transmitir repasses gerais, conversar sobre o andamento dos projetos e tomar decisões sobre assuntos mais delicados. Funcionamos muito bem à distância por meio de ferramentas como Google Drive e WhatsApp, que otimizam a troca e a atualização de arquivos.
Semestralmente procuramos fazer uma reunião mais extensa que serve de alinhamento entre os sócios e planejamento. Esta “imersão” é fundamental para avaliar se estamos conseguindo atingir nossos objetivos e para definir próximos passos. De fato, é necessário reservar um tempo, de preferência um dia inteiro, com certo isolamento do mundo para conseguirmos nos conectar uns aos outros e avançar, por isso, muitas vezes fazemos as imersões durante um fim de semana em alguma praia sem sinal para celular e com uma geladeira de cerveja bem abastecida Ninguém é de ferro!
Dentro da nossa organização diária, procuramos estabelecer alguns protocolos de funcionamento que dão certa identidade para a atuação do Ladrilho e ao mesmo tempo transmitem profissionalismo.
Ao chegar um potencial cliente, sempre fazemos uma visita ao local do projeto, fazemos uma breve entrevista e explicamos o que é um projeto de arquitetura e quais as etapas necessárias. É um momento quase que educativo, pois nem todo mundo sabe o que é um projeto (e nem tem obrigação) e, principalmente, qual a sua importância. Esse primeiro contato é o momento de demonstramos o nosso valor de nossa profissão (não estamos falando de R$) e o porquê de contratar um projeto de arquitetura. Só depois elaboramos uma proposta orçamentária, baseado na complexidade do projeto e na situação do cliente, que identificamos nessa primeira reunião.
Elaborar um documento mais formal com os valores, cronograma, formas de pagamento é fundamental para o cliente sentir confiança e entender os detalhes do seu trabalho. Além disso, ao fechar o projeto, também fazemos questão de elaborar um contrato com todas as etapas de trabalho, discriminando os serviços que estão inclusos ou não, entre outras questões que nos resguardam de qualquer imprevisto. Assinado o contrato, o problema que antes o cliente tinha, agora também é nosso. E vamos tratar de resolver com um bom projeto de arquitetura!