Você é uma pessoa do dia ou da noite? 90 mil pessoas foram estudadas e descobriu-se que há fatores genéticos que explicam esses hábitos
Eu sou uma pessoa da noite, odeio acordar cedo e detesto dormir antes das 3h da manhã. Durante o dia sinto sono e cansaço, de madrugada construo uma casa sozinha. Meu corpo prefere o período noturno, o que é controverso porque sou nictofóbica. O caso é que não sou a única.
Fui atrás de tentar descobrir os motivos de a luz do sol não me animar e dei de cara com vários artigos e experiências, um deles foi esse aqui. O estudo em si é bem chato de entender, muitos termos técnicos, mas em vias gerais dá para entender que 90 mil pessoas foram estudadas e descobriu-se que há fatores genéticos que explicam esses hábitos. Ou seja, vai além da questão de gosto pessoal, tem a ver como seu coração bate. Por causa disso, quem se sente mais disposto durante o dia tendem a sofrer menos com insônia, depressão e sonambulismo além de uma menor necessidade de dormir mais de 8 horas por dia e um peso corporal mais estável.
Há quem diga que hábitos noturnos é coisa de gente inteligente. Crianças com QI mais elevado tendem a ser seres da noite.
No fim das contas você não precisa ser um ou outro, provavelmente é só uma tendência para um turno do dia. Seja como for, o conselho que eu dou é: se conheça e respeite o seu corpo. Se sentir que o dia não é sua praia, tudo bem, virar a noite pode não ser tão ruim assim.
Como Citar essa Matéria
MARANHÃO, Jade. Você é uma pessoa do dia ou da noite?. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 5 de fevereiro de 2018. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/voce-e-uma-pessoa-do-dia-ou-da-noite>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]