03 estilos de projetos de interiores

Fazer um projeto de interiores, podendo ser de design ou de arquitetura, envolve muita conversa com cliente, a elaboração de um briefing, para entender exatamente o que usuário quer para a sua casa ou comércio e ver qual estilo de decoração mais se adequa ao que foi pedido.

No entanto, apesar de, nos dias de hoje, vermos uma mistura de materiais e elementos de vários estilos ainda é muito bom saber o que cada uma das tendências trata e como podem ser aplicadas. Por isso, separei para você três estilos de projetos de interiores que podem ser incorporados no teu projeto.

Clássico / Tradicional

Marcado por um design elegante, o estilo de projeto de interiores clássico ou tradicional tem sua origem na arquitetura romana e grega, mas que foi bem adaptado para os desejos atuais, pois carrega todo o requinte de traços clássicos, ambientes amplos e altos, até para caber o mobiliário feito com madeira nobre e as peças de decoração que aparecem de forma oponente.

As cores mais recorrentes são o branco, bege, preto, azul-marinho e verde-esmeralda que podem ser muito bem combinadas com elementos dourados, prateados, ferrugem e até um rosa bebê. Já nas paredes é muito utilizado o papel de parede luxuoso e padronizado para decoração ou quadros com molduras ornamentais e elegantes.

Tapetes, cristais, porcelanas, candelabros, espelhos arranjo de flores também são muito utilizados como de forma decorativa para o estilo clássico.

Country / Rústico

Derivado das casas antigas do campo, o estilo rústico é muito procurado por pessoas que querem se sentir mais aconchegantes nos ambientes da casa e quem gosta desse estilo deve realmente amar um projeto de interiores que utilize muita madeira, pois é o principal elemento de decoração.

Dispondo de muita madeira gasta ou de demolição, o estilo rústico ou country prioriza o que é mais natural e o mobiliário utilizado não precisa passar por um acabamento fino. As peças de decoração também são escolhidas para transpassar aconchego no ambiente, então tapeçarias, almofadas, colchas e mantas são bem aplicadas em sofás e cadeiras.

Para quem não quer um ambiente muito pesado no estilo rústico pode optar por escolher somente alguns móveis e aplicação de um forro de madeira para “esquentar” um pouco mais o espaço.

Minimalista

O estilo de projetos de interiores minimalista é algo que está crescendo muito nos últimos anos por muitas pessoas que gostam de possuir somente o necessário dentro de casa, mas isso não significa que não tenha um belo design. Pelo contrário, o estilo minimalista carrega duas premissas: a funcionalidade e estética, que se alinham em um ambiente bem planejado e decorado.

Um projeto de interiores minimalista deve abandonar qualquer adorno e elementos desnecessários para a vida do usuário, então é possível criar um espaço com poucos móveis, superfícies lisas e priorizando a qualidade do material.

A paleta de cores do estilo minimalista pode se tornar fria quando se utiliza somente o preto, branco, cinza e prata, porém é possível mesclar com tonalidades vibrantes em alguns detalhes.

A escolha de qual vibe vai ter no projeto de interiores vai depender muito do cliente e o que ele pedir, os estilos de decorações não são padrões que devem ser seguidos a risca, você pode brincar com todos eles e fazer uma mistura única.

Aryane Lima
Arquiteta e Urbanista
Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu.
Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.
Aryane Lima on FacebookAryane Lima on Instagram

Aryane Lima

Arquiteta e Urbanista recém-formada. Formal no que exige formalidade, mas adora um happy hour. Ama mapas, até o mapa astral, apresenta músicas novas, revisa os textos e acha os furos que ninguém mais viu. Interessada pelo urbanismo, fascinada pelo designer de móveis, meio controladora e adora fazer listas. Apreciadora da arte urbana, não consegue projetar sem música, dá risada do nada sem ninguém saber o motivo e acha o carnaval a melhor época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *