6 ações para apoiar no combate ao COVID-19 nas periferias
Lista de ações que ajudam no combate aos impactos da COVID-19 nas periferias de Fortaleza.

O que temos visto acontecer, de forma global, no último mês, é o princípio de um novo cenário social. A chegada da COVID-19, tem apresentado de forma escancarada o abismo social presente nas cidades brasileiras. Tendo em vista o seu alto poder de disseminação, o vírus tem seu terreno fértil nas grandes aglomerações e adensamentos populacionais. Na cidade de Fortaleza, a grande maioria das áreas fortemente adensadas, são os assentamentos precários. A precariedade habitacional generalizada e as péssimas condições de moradia agravam de forma extremamente preocupante a situação da pandemia vivida atualmente. Como permanecer em isolamento social num contexto de grande adensamento populacional, precariedade habitacional, ausência ou ineficácia de infraestruturas básicas?

Infelizmente, o que temos visto em termos de políticas públicas para enfrentar a situação atual está muito aquém da necessidade e gravidade do cenário vivido pelas populações de baixa renda. Diante dessa ineficienciado poder público e da urgência por medidas mitigadoras, cresce cada vez mais as ações encabeçadas pela própria sociedade civil que reúne forças para se mobilizar e ajudar quem mais precisa.

Para quem tem se perguntado como contribuir, listamos aqui algumas ações desenvolvidas por parceiros da Taramela que têm um trabalho sério e comprometido com algumas das comunidades mais vulneráveis de Fortaleza.

 

Rede DLIS – Adote uma comunidade do Grande Bom Jardim!

 

A Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS) é composta por organizações e lideranças sociais que atuam nos 5 bairros do Grande Bom Jardim (Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira) que tem como objetivo afirmar os direitos humanos enquanto ferramenta para a construção de políticas públicas com participação popular. A campanha “Adote uma comunidade do Grande Bom Jardim” está arrecadando gêneros alimentícios, material de higiene pessoal, material de limpeza e quantias em dinheiros que serão revertidos na compra dos suprimentos citados. As doações estão sendo destinadas para as famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades do GBJ. Para saber mais e doar acesse o perfil no Instagram Rede DLIS.

 

Movimento dos Conselhos Populares – MCP

 

Juntamente com o grupo de Mulheres da Rede Jubileu Sul o MCP começou uma campanha solidária para beneficiar as comunidades onde atua. Algumas delas são: Gereba, Jangurussu, Palmeiras, Raízes da Praia, Vicente Pinzon e Planalto do Pici. A ação está com vários pontos de arrecadação para mantimentos, material de higiene pessoal e de limpeza que podem ser vistos no Instagram do Conselho Gestor da ZEIS Pici (Zona Especial de Interesse Social). 

 

Associação Titanzinho

 

A Associação de Moradores do Titanzinho atua em um território reconhecido por lutas históricas. Diante do cenário ocasionado pela chegada do Coronavírus, a associação iniciou campanha para arrecadar uma série de itens entre gêneros alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza. Essa lista e o mapa de como chegar na sede podem ser consultados no Instagram da Associação Titanzinho. A região é também muito conhecida como ponto para prática de surfe. Assim, a associação faz apelo para que pessoas de fora da comunidade não surfem lá durante o período de isolamento social, no intuito de resguardar os moradores do bairro. 

 

LagAMAR em Ação

 

A ação tem o objetivo de arrecadar alimentos e produtos de higiene para moradores e famílias do Lagamar que estejam em isolamento devido a COVID-19, ou que estejam com dificuldades de prover alimentação e higiene básica em seus lares, por conta da ausência de renda. Buscam assim reduzir danos diante do cenário vivido atualmente pela comunidade. Para contribuir com a ação você pode se voluntariar para receber e entregar doações, ou doar dinheiro, cesta básicas e kits de higiene e limpeza. As informações complementares podem ser acessadas através do perfil do Instagram da Fundação Marcos de Bruin, que atua desde 1992 com programas e ações para o desenvolvimento do Grande Lagamar.

 

Ser Ponte

 

A iniciativa “Ser Ponte Fortaleza” foi criada por um grupo diverso, porém coeso, de pessoas que acreditam que acabar com as desigualdades que nos cercam é também responsabilidade nossa. O projeto repassa recurso de maneira rápida e desburocratizada para auxiliar na subsistência de algumas famílias em seis territórios de Fortaleza, são eles: Inferninho (Vila Velha), Jangurussu, Lagamar, Marrocos (Bom Jardim), Planalto do Pici e Titanzinho/Serviluz (Cais do Porto). O grupo conta ainda com Agentes Territoriais de confiança que listaram as famílias vulneráveis que se enquadram nos critérios elencados pelo projeto. Para fazer doações acesse o perfil do Instagram Ser Ponte Fortaleza.

 

Cáritas

 

A entidade internacional e com atuação no Ceará há mais de três décadas realiza  trabalhos em diversas frentes com o objetivo de defender os direitos humanos. Através da Pastoral do Povo de Rua a instituição está arrecadando fundos para fortalecer as ações que atendem a pessoas em situação de rua, migrantes, catadores e povos e comunidades tradicionais. Para saber mais basta acessar o Instagram da Cáritas Ceará.

Outra forma de contribuir é compartilhando essas ações entre colegas e amigos para assim alavancar o alcance delas. No nosso perfil do Instagram estaremos compartilhando mais ações e informações relacionadas aos impactos da COVID-19 nas periferias de Fortaleza.

Como Citar essa Matéria
TARAMELA. 6 ações para apoiar no combate ao COVID-19 nas periferias. Projeto Batente, Fortaleza - CE, 20 de abril de 2020. Resenha. Disponível em: <https://projetobatente.com.br/6-acoes-para-apoiar-no-combate-ao-covid-19-nas-periferias>. Acesso em: [-dia, mês e ano.-]
Taramela
Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos
Atualmente a Taramela está consolidada como uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, composta por seis arquitetas urbanistas e um arquiteto urbanista, além de contar com colaboradores de áreas como o Direito, Engenharia e Assistência Social. Atua na cidade de Fortaleza, no trabalho pela efetivação do direito à cidade e democratização do acesso ao profissional de arquitetura e urbanismo, a fim de reduzir as desigualdades socioespaciais e promover autonomia e cidadania aos grupos socialmente vulneráveis.

Taramela

Atualmente a Taramela está consolidada como uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, composta por seis arquitetas urbanistas e um arquiteto urbanista, além de contar com colaboradores de áreas como o Direito, Engenharia e Assistência Social. Atua na cidade de Fortaleza, no trabalho pela efetivação do direito à cidade e democratização do acesso ao profissional de arquitetura e urbanismo, a fim de reduzir as desigualdades socioespaciais e promover autonomia e cidadania aos grupos socialmente vulneráveis.

2 thoughts on “6 ações para apoiar no combate ao COVID-19 nas periferias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *